Ouro, prata e bronze para o Brasil na Semana de Medemblik

 

Por Rosângela Oliveira
Da redação da www.nautica.com.br

Foto: Francois Wieringa
A bandeira brasileira apareceu em 3 pódios desta competição

Os velejadores brasileiros fizeram uma participação muito representativa na Delta Lloyd Regata em Medemblik, na Holanda. Além das três medalhas conquistadas na Star, Laser e 470 feminina, mais quatro barcos brasileiros ficaram entre os Top 10 de suas classes.

Robert Scheidt e Bruno Prada tiveram uma campanha impecável em Medemblik ficando na liderança desde o primeiro dia e terminaram a competição com a medalha de ouro da Star. Torben Grael e Marcelo Ferreira também não fizeram feio em Medemblik, os dois terminaram a regata  holandesa na 8ª colocação da Star.

Na 470 feminina duas duplas brasileiras disputaram colocações durante todos os dias de competição, elas inclusive terminaram empatadas na contagem de pontos perdidos mas, no final Martine Grael e Isabel Swan ficaram com a vantagem e levaram a medalha de bronze da classe, mais uma geração da família Grael trazendo medalhas para o Brasil. Ana Barbachan e Fernanda Oliveira ficaram bem próximas do pódio, as duas terminaram a participação em Medemblik na 4ª colocação da 470. São as mulheres mostrando o talento na vela.

Na Laser Bruno Fontes não largou o Top 3 da classe em nenhum dia da competição, ele acabou com a medalha de prata da classe. Ele brigou em todas as regatas com um adversário difícil, o australiano Tom Slingsby, que acabou levando a medalha de ouro, além do australiano Bruno também brigou muito com o croata Milan Vujasinovic, mas essa briga quem venceu foi o brasileiro.

Outro que ficou bem pertinho do pódio foi Ricardo Santos, o Bimba, da RS:X, ele correu a Medal Race e terminou em 5º lugar na classificação geral. A classe também trouxe alegria na modalidade feminina, Patrícia Freitas, também correu a Medal Race e terminou na 8ª colocação da classificação geral.

Confira a classificação de todos os brasileiros em Medemblik:
470 Masculina
Fabio Pillar e Gustavo Thiesen, 29º lugar, com 126 pontos perdidos

470 Feminina
Martine Grael e Isabel Swan, 3º lugar, com 33 pontos perdidos
Fernanda Oliveira e Ana Barbachan, 4º lugar, com 33 pontos perdidos

49er
André Fonseca e Marco Grael, 11º lugar, com 108 pontos perdidos

Finn
Jorge Zarif, 14º lugar, com 82 pontos perdidos

Laser
Bruno Fontes, 2º lugar, com 40 pontos perdidos
Eduardo Couto, 54º lugar, com 303 pontos perdidos
Alex Veeren, 116º lugar, com 446 pontos perdidos

Laser Radial
Adriana Kostiw, 20º lugar, com 163 pontos perdidos

RS:X Masculina
Ricardo Santos, 5º lugar, com 69 pontos perdidos

RS:X Feminina
Patrícia Freitas, 8º lugar, com 49 pontos perdidos

Star
Robert Scheidt e Bruno Prada, 1º lugar, com 16 pontos perdidos
Torben Grael e Marcelo Ferreira, 7º lugar, com 57 pontos perdidos

O próximo desafio para os velejadores brasileiros é a Skandia Sail for Gold Regatta em Weymouth, Inglaterra.Realizado na raia onde acontecerão as provas de vela dos Jogos Olímpicos de Londres, ele servirá como um importante teste para os atletas que almejam uma medalha olímpica.