Volta no último instante marca o 2º dia do Extreme Sailing Series na China

Que dia emocionante de regatas na Baía de Fushan! Foram quatro horas e meia de muito drama no segundo dia da 2ª etapa do Extreme Sailing Series em Qingdao (China), que proporcionou um combate apertado e desafiador, resultando em duas pequenas colisões e um grande duelo pelo lugar mais alto da tabela entre as equipes Emirates Team New Zealand e Red Bull Extreme Sailing.

ext_1

O vento que embalou as seis regatas de “mar aberto” na Baía de Fushan teve seus altos e baixos, mas manteve-se predominantemente forte o suficiente para deixar a frota Extreme 40 com seus cascos fora d’água. Quando a brisa diminuiu, as equipes tiveram que implantar diferentes táticas para conseguir uma vantagem, o que dividiu a frota em várias ocasiões. “A constante variação dos ventos e grande diferença de pressão fizeram deste um dia bem difícil, especialmente nas linhas de largada. Não foi fácil decidir por onde ir: o desafio era saber qual lado da largada era melhor e onde a pressão estava mais forte”, explica o líder da equipe Red Bull Extreme Sailing, Roman Hagara.

ext_2

A Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, manteve uma ótima consistência e terminou entre os quatro melhores nas cinco primeiras regatas, vencendo a penúltima. Parecia que os neozelandeses manteriam sua liderança na colocação geral, mas, como é de praxe na Extreme Sailing Series, a última regata do dia ameaçou reescrever todo o script. A equipe de Barker foi chamada de volta ao início por queima de largada e a Red Bull Extreme Saling liderou desde o início até a linha de chegada. A Emirates Team New Zealand precisaria chegar, no mínimo, em 6º para manter o seu lugar no topo da tabela e lutou muito para recuperar o tempo perdido, mas terminou na 7º colocação da regata. Aparentemente eles teriam perdido o 1º lugar geral para a equipe de Hagara, mas as filmagens provaram que o time neozelandês não estava de fato sobre a linha de largada e eles receberam um “redress” – uma reconsideração rara no circuito que os levou ao 4º lugar da regata e garantiu o lugar mais alto da tabela à equipe de Dean Barker.

ext_3

A equipe Luna Rossa, de Max Sirena, venceu a primeira regata do dia e subiu do 6º para o 4º lugar geral, logo atrás da Alinghi, de Tanguy Cariou, que também teve um belo dia. Já a equipe de Roland Gaebler, Team Extreme, venceu sua primeira regata da temporada com o Prefeito de Qingdao a bordo como 5º tripulante e deixou os espectadores em polvorosa.

Extreme Sailing Series, 2ª. Etapa em Qingdao

Resultado Final após o 2º dia:

1º Emirates Team New Zealand (NZL), 98 pontos
2º Red Bull Extreme Sailing (AUT), 96 pontos
3º Alinghi (SUI), 92 pontos
4º Luna Rossa (ITA), 92 pontos
5º Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 84 pontos
6º The Wave, Muscat (OMA), 81 pontos
7º Artemis Racing (SWE), 70 pontos
8º Team Extreme (EUR), 56 pontos
9º Niceforyou (ITA), 54 pontos
10º Oman Air (OMA), 54 pontos
11º Team GAC Pindar (GBR), 18 pontos