Frota da Velux começa a deixar a costa brasileira e entra em trecho cronometrado

 

Por Flavio C. D’Almeida
Da redação da www.nautica.com.br


Foto: Divulgação
O Active House, de Derek Hatfield, é o vice-líder da 4ª perna

O americano Brad Van Liew liderou a frota da Velux 5 Oceans na entrada do “speed gate” da quarta e penúltima perna da regata de volta ao mundo solo. O “speed gate” é um trecho cronometrado de cada perna onde, o skipper que navegar em menor tempo ganha uma bonificação na classificação geral.

 

Este “speed gate” começa na latitude 5ºS e termina na latitude 5ºN, que corresponde mais ou menos a latitude de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e de Bogotá, na Colômbia, já acima da extremidade norte do Brasil.

Até agora Brad Van Liew está com 100% de aproveitamento na Velux. Ele venceu as três primeiras pernas e foi o mais rápido nos três respectivos “speed gates”. Ontem, o americano de 43 anos se despediu da costa brasileira. “A costa brasileira é bem longa. Você navega, navega, navega e ela não termina. É ótimo estar contornando Recife e ver a linha da costa desaparecer novamente”, declarou o skipper.

A frota da Velux já navegou 2200 milhas náuticas (nm) das 5700 da quarta perna, que começou no dia 26 de março em Punta del Este, no Uruguai, e termina em Charleston, no sul da costa leste dos Estados Unidos.

Classificação geral da Velux 5 Oceans:
1– Brad Van Liew (EUA), a bordo do Le Pingouin, com 45 pontos
2– Zbigniew Gutwoski (POL), a bordo do Operon Racing, com 35 pontos
3– Derek Hatfield (CAN), a bordo do Active House, com 30 pontos
4– Chris Stanmore-Major (GBR), a bordo do Spartan, com 25 pontos
5– Christophe Bullens (BEL), a bordo do Five Oceans of Smiles, com 7 pontos (abandonou na 2ª perna)

Clique aqui para acessar o site oficial da Velux 5 Oceans.