Soto 30: uma nova geração de veleiros para navegação simples e rápida
Juan Pablo Mantecón, da assessoria
Depois do sucesso do Soto 40, o astillero M-Boats em conjunto com o estúdio de desenho Soto Acebal Naval Architects (duas empresas argentinas líderes mundiais em seus respectivos ramos) acabam de apresentar um novo modelo de “One Design”: Soto 30. Este novo veleiro apresenta as mesmas características e conforto que seu predecessor, mas em dimensões menores.
Se trata de um barco rápido e potente em popa como o Soto 40, mas muito simples de navegar, viável a um público geral, permitindo sua navegação por quem recém tenha aprendido a velejar. Por suas características se trata de um barco planador, mas ao mesmo tempo conta com uma grande estabilidade, fácil de timonear, permitindo desfrutar de uma sensação permanente de velocidade.
O Soto 30 apresenta os mesmos equipamentos do Soto 40 (sua vela tem maior superfície, uma ampla coberta alinhada, ergonômico e uma área vélica maior), com um desenho elegante, que permite obter um bom rendimento competitivo e com uma excelente relação custo-benefício. Foi desenvolvido para cinco tripulantes (450 kg en total), mas pode levar um número maior de pessoas.
O êxito alcançado pela Classe Soto 40 é o principal sustento do Soto 30. Organizada como todas as classes “One Design” (em que todos os barcos são iguais e cujo custo está regido por regras da classe, para valorizar e equiparar os competidores), conta com uma organização de primeira categoria, com medidores de nível internacional como Pablo Ferrer, responsável pelas medições em competições de nível internacional e da mais importante em nível mundial: a MedCup.
Graças ao esforço conjunto dos integrantes de la Classe Soto 40, ela conta com um circuito de competição do mais alto nível e este ano debuta na Europa (França, Espanha, Itália e Portugal) no circuíto Audi MedCup (www.medcup.org), além dos circuitos sul-americanos como a Mitsubishi Sailing Cup no Brasil e o Circuito Chileno VTR. No final de 2011 participará da South Cup, que acontece na Argentina e no Uruguay. Já em 2012 correrá a Asia Cup e será organizado o Mundial na América do Sul.
O Soto 30, além de ter a posibilidade de participar destes circuitos, poderá correr também em todas as competições locais ou campeonatos de alto nível. Assim será possível vislumbrar o nascimento de sua própria classe de caráter regional e internacional, devido ao interesse manifestado por consumidores no Brasil, Chile, Europa e Asia sobre o novo veleiro.
“Vislumbramos um crescimento muito importante do Soto 30, principalmente por causa do legado do predecessor. Graças a sinergia com o Soto 40, se sustentaria com tranquilamente uma classe com as características próprias desse projeto, podemos asegurar que o Soto 30 irá marcar uma etapa na navegación esportiva” afirmou Javier Méndez, Diretor e Fundador da M-Boats e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento dos veleiros da Classe Soto.
Para maiores informações acesse: www.s40od.com.ar.