Vela Clássica brasileira organiza associação

Atrevida_p

A vela de clássicos brasileira, com seus barcos históricos e glórias conquistadas no Brasil e mundo afora, estão a um passo de ganhar o devido reconhecimento com a organização de uma associação e uma regata clássica com regulamento próprio.

Movidos pela paixão por seus veleiros clássicos, uma turma de admiradores decidiu que o Brasil, assim como outros países que tem grandes eventos voltados exclusivamente à vela clássica, também pode organizar sua classe. Dela, participam Atila Bohm (associado do VDS), Marcelo Gusmão, Lars e Torben Grael, Ronaldo Assumpção, Andreas Dierberger e Harald Roenn, Roberto Geyer, Guto Carlos Augusto Fonseca e Eduardo Hamond Regua (proprietário do Cayru II, Classe Brasil/1949).

 

cayrus

 

“A ideia foi de todos, somos um grupo de entusiastas que querem aglomerar outros amantes dos veleiros clássicos. A associação não esta montada, e o nosso primeiro desejo é fazer um cadastro dos veleiros principalmente convidar a todos para um evento em Angra em Maio”, diz Regua.

Este levantamento está sendo montado, mas ainda é necessário o engajamento de comandantes de outras regiões do país, incluindo o RS, onde os organizadores buscam um coordenador voluntário para a área. Os passos iniciais estão sendo dados:

“Átila Böhm, skipper do veleiro Atrevida (1923) — que correu recentemente semana de Classicos Rolex Cup em Punta Del Este, ficando em sétimo na classe Vintage —, está montando um blog, o Veleiros Clássicos. Fernanda Gumarães da Média Mundi, que organiza o evento Regata Richards de Veleiros Classicos, fará a sintetização dos cadastros com os da regata Preben Schmidt, fornecidos pelo Lars Grael. Portanto todas as informações cadastrais devem ser enviadas ou a ela”, orienta Regua, àqueles que querem repassar informações do seu barco ou participar do projeto.

 

Atrevida

“O cadastro de veleiros clássicos vai além do evento, portanto a busca de outros barcos para serem identificados será nossa meta, só assim poderemos saber o real interesse do grupo, portanto pedimos a ajuda de todos, na busca de novos barcos para serem cadastrados”, complementa.

Até esse momento, conforme Régua, Angra dos Reis é o local escolhido para a primeira regata e o aviso possivelmente saia já na próxima segunda-feira.

Quem quiser integrar o projeto, enviar informações ou participar da regata, deve contatar Eduardo Hamond Régua pelo e-mail eduardoregua@hotmail.com.