Último dia da 1ª etapa do Extreme Sailing Series garante vitória à equipe francesa

 

Por Cláudia Rocha -Assessoria de Imprens da Extreme Sailing

O último dia do Extreme Sailing Series em The Wave, na capital de Omã – Mascate, finalizou a 1ª etapa do evento de forma emocionante. A equipe francesa Groupe Edmond de Rothschild garantiu o primeiro lugar geral ao manter um desempenho consistente durante as 32 regatas, que aconteceram ao longo dos últimos cinco dias. “Estou muito emocionado, pois este é o resultado de muito trabalho e investimento pessoal. Eu sempre quis velejar em um Extreme 40 e é incrível vencer todos estes campeões agora”, disse o skipper vencedor Pierre Pennec.

exsail1

Há duas corridas do fim, sete barcos ainda estavam matematicamente no páreo para ganhar o evento. Mesmo na última regata – que valia o dobro de pontos – tanto a Artemis Racing, de Terry Hutchinson, quanto a Red Bull Extreme Sailing ainda tinham chances de vitória, mas o time de Pennec, que terminou em 5º, fez o suficiente para garantir o lugar mais alto no pódio. “É bom ver que nosso trabalho duro, desde o final de 2010, está sendo recompensado, mas, como teremos uma pequena rotação de tripulação para a 2ª etapa, ainda temos muito a treinar”, disse Hutchinson. Para a dupla olímpica do Red Bull Extreme Sailing, Roman Hagara e Hans Peter Steinacher, este foi seu melhor resultado. “O nível deste ano está muito alto e todas as equipes estão muito próximas, mas nós estamos satisfeitos”, disse Steinacher.

 

exsail2


Nesta primeira etapa, foram disputadas 32 regatas – 11 em mar aberto nos dois primeiros dias e 21 no formato de “estádio” em frente ao público. O segundo dia apresentou os ventos mais fortes do evento, chegando a 21 nós. Mas a brisa suavizou nos dois últimos dias e não passou de 10 nós. Como Hutchinson observou: “É muito interessante notar que os barcos Alinghi e Groupe Edmond Rothschild se deram muito bem com ventos fortes, mas algumas das equipes novatas ficaram muito melhores quando a brisa foi mais leve.”

O Emirates Team New Zealand, do skipper Dean Barker, teve um grande retorno na segunda metade da 1ª etapa, terminando no 4º lugar geral e batendo a equipe do italiano Max Sirena, Luna Rossa, por dois pontos. O barco de Sirena – que também conta com o vencedor do Extreme Sailing Series 2010, Paul Campbell-James, no timão – venceu a regata final e conseguiu superar a equipe Alinghi na tabela geral.  Para as equipes da casa Oman Air e The Wave, Muscat as coisas não foram como planejado. O mais jovem skipper do evento, Trovar Mirsky, teve uma performance impressionante com o The Wave, Muscat na primeira metade da etapa, adaptando-se bem aos dois cascos. No entanto, as táticas agressivas fizeram com que tivesse problemas com os árbitros e caísse do topo da tabela para o 7º lugar geral.

exsail3

As equipes Team Extreme, Niceforyou e Team GAC Pindar ainda estão no começo da curva de aprendizado, tendo chegado à 1ª etapa do Extreme Sailing Series com pouco tempo de treinamento e adaptação ao barco. No entanto, a expectativa é que estas equipes entrem no clima do jogo ao longo da temporada. Estes são os melhores velejadores do mundo e, como avisa Pierre Pennec:  “Eles estão evoluindo rapidamente e a competição logo ficará ainda mais apertada.”

A 2ª etapa do Extreme Sailing Series acontecerá entre os dias 13 e 17 de Abril em Qingdao, na China.


Extreme Sailing Series, 1ª. Etapa em The Wave, Mascate

Resultado Final após 32 regatas:


1º Groupe Edmond de Rothschild (FRA), 253 pontos
2º Artemis Racing (SWE), 243 pontos
3º Red Bull Extreme Sailing (AUT), 239 pontos
4º Emirates Team New Zealand (NZL), 236 pontos
5º Luna Rossa (ITA),  234 pontos
6º Alinghi (SUI), 217 pontos
7º The Wave, Muscat (OMA), 208 pontos
8º Oman Air (OMA), 188 pontos
9º Team Extreme (EUR),  143 pontos
10º Niceforyou (ITA), 95 pontos
11º Team GAC Pindar (GBR), 62 pontos