Cuba abre as marinas para receber embarcações estrangeiras

Da redação da nautica.com.br
 
O presidente de Cuba, Raúl Castro, assinou um decreto que permitirá iates de fora do país a ficar em marinas locais por até cinco anos. A nova lei faz parte de uma iniciativa do governo para desenvolver seu setor de turismo náutico.

O regulamento afirma que "barcos de recreio em cruzeiros serão capazes de permanecer no território nacional por até cinco anos". Porém, as marinas individuais poderão estender esse período.

O decreto foi apoiado pelos ministérios locais do Turismo e também das Finanças. A legislação também estabeleceu uma definição para marinas, com regras para o planejamento, desenvolvimento e preservação. Ele também recomenda que os proprietários de barcos vindos para a ilha devem enviar informações ao Ministério do Turismo sobre o tipo da embarcação, a tripulação e os passageiros, para agilizar o acesso.

A medida faz parte de uma iniciativa mais ampla para diversificar o turismo em Cuba, que é atualmente a segunda maior atividade econômica da a ilha. O governo afirmou que planeja criar uma Comissão Nacional Náutica, que irá coordenar as políticas relativas ao turismo náutico no país.