Regata longa motiva tripulações da Copa Suzuki Jimny

 

Por ZDL Comunicação

A Volta à Ilha - Sir Peter Blake, travessia com mais de 70 quilômetros, é o desafio deste sábado (30) no Litoral Norte São Paulo - Depois de mais de 20 regatas disputadas desde abril, chega o momento decisivo da Copa Suzuki Jimny. Neste sábado (30), são esperados 40 barcos na Regata Volta à Ilha - Sir Peter Blake, tradicional travessia incluída na quarta e última etapa do Circuito Ilhabela de Vela Oceânica.

A largada para o percurso de cerca de 40 milhas náuticas (70 km) será ao meio-dia. Os veleiros com menos de 30 pés (nove metros) correm uma prova mais curta no Canal de São Sebastião, a partir das 13h. A Regata Volta à Ilha, em homenagem ao velejador neozelandês Peter Blake, duas vezes campeão da America’s Cup, abre a etapa decisiva, que terá os quatro últimos dias de disputa na temporada: 30/11, 1º, 7 e 8/12, com sede no Yacht Club de Ilhabela.

larga orcJimmy

Além de impor às tripulações o desafio de superar a maior distância de uma prova da competição, a Volta à Ilha oferece uma visão privilegiada das praias e enseadas da costa de Ilhabela voltada para o mar aberto, muitas delas acessíveis apenas por rota marítima. As dificuldades mescladas às belezas naturais provocam uma emoção única, até nos mais experientes velejadores.

"Estou super animado. O lado de fora da ilha possui uma paisagem que raramente temos a oportunidade de contemplar. E o mais importante é que estamos disputando o pódio", relata o bicampeão pan-americano da classe Lightning, Mário Buckup, tático do Maria Preta, terceiro colocado na RGS A após três etapas. O líder da classe é o Jazz, de Valéria Ravani, seguido pelo Urca, barco da BL3 Escola de Iatismo, comandado por Pedro Rodrigues.

Buckup correu durante toda a temporada, inclusive a Semana de Vela de Ilhabela, com a tripulação do barco do Ubatuba Iate Clube, comandada por Alberto Barreti. Espera agora, encerrar o ano em grande estilo. "Contornar Ilhabela na última etapa do campeonato é uma ótima maneira de concluirmos a nossa campanha oceânica.
Cruzar a linha de chegada depois de nove ou dez horas de regata é muito emocionante". A Volta à Ilha vai reunir as embarcações das classes ORC, RGS, C30 e IRC, enquanto os HPE 25, maior flotilha do campeonato e os menores de 30 pés fazem uma regata barla-sota (percurso demarcado por duas boias).

A previsão é de que o vento esteja na direção sul, o que permitiria à Comissão de Regatas montar a largada em frente ao Yacht Club de Ilhabela e fazer a chegada na Ponta das canas, após o contorno da ilha no sentido anti-horário. A intensidade deve ser média, em torno de dez nós (18km/h). No domingo, muda para sueste e a velocidade deve aumentar de acordo com o site Tempo OK. Em 2012, o Fita Azul da regata "Volta à Ilha - Sir Peter Blake", válida pela 12ª edição da Copa Suzuki Jimny, foi o veleiro Lexus/Chroma, de Santos, com o tempo de 9h51m05, seguido pelo Loyal, com o Montecristo em terceiro lugar no tempo real. Neste ano, o Lexus /Chroma é o segundo da classe ORC, atrás do Tangaroa, enquanto o Loyal lidera a C30.

Os três primeiros da HPE são: Relaxa Next/Caixa, Ginga e SER Glass. Inscrições até sábado (30) - As inscrições serão feitas nesta sexta-feira(29), das 18 às 21h, e no sábado (30), das 8 às 11h, na secretaria do evento no YCI, no valor de R$ 80,00 por tripulante. Os velejadores mirins estão isentos de taxa.

Pontuação acumulada após três etapas (considerando-se os descartes) ORC 1º - Tangaroa (James Bellini) - 11 pontos perdidos 2º - Lexus/Chroma (Luiz de Crescenzo) - 17 pp 3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo S. Silva) - 27 pp C30 1º - Loyal (Marcelo Massa) - 14 pp 2º - Barracuda (Humberto Diniz) - 27 pp 3º - Caballo Loco (Mauro Dottori) - 39 pp HPE 1º - Relaxa Next/Caixa (Tomas Mangabeira) - 33 pp 2º - Ginga (Breno Chvaicer) - 41 pp 3º - SER Glass (Marcelo Bellotti) - 50 pp RGS A 1º - Jazz (Valéria Ravani) - 14 pp 2º - Urca/BL3 (Pedro Rodrigues) - 31pp 3º - Maria Preta (Alberto Barreti) - 34 pp RGS B 1º - Asbar II (Sergio Klepacz) - 12,5 pp 2º - Suduca (Marcelo Claro) - 18 pp 3º - Kanibal (Martin Bonato) - 22,5 pp RGS C 1º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 11 pp 2º - Ariel (Andreas Kugler) - 20 pp RGS Cruiser 1º - Boccalupo (Claudio Melaragno) - 12 pp 2º - Cocoon (Luiz Caggiano) - 19 pp 3º - Brazuca (José Rubens Bueno) - 28 pp