Velejadores do YCSA abrem a temporada com resultados promissores

Fonte: ZDL

O Yacht Club de Santo Amaro (YCSA) abriu a temporada de 2014 sustentando a tradição de formar campeões para a vela brasileira. O balanço do primeiro mês do ano é positivo para o clube com sede na Represa de Guarapiranga, que tem se projetado como um celeiro de craques no cenário mundial de Jogos Olímpicos, Pan-Americanos e Campeonatos Mundiais. Atletas do YCSA garantiram em janeiro o pódio nos Campeonatos Brasileiros das classes Laser Radial e 420.

214728 379504 martin lowy

Martin Lowy, de 18 anos, atingiu seu objetivo no Brasileiro de Laser Radial, em Recife, ao conquistar a medalha de bronze após as regatas disputadas na Praia de Marinha Farinha, com sede no Cabanga Iate Clube. O atleta do YCSA, que já havia sido campeão brasileiro de Laser 4.7, também em janeiro, em Pernambuco, ainda levou o título da categoria Sub-19. As regatas foram disputadas com ventos oscilando entre 9 e 12 nós (15 a 20 km/h). O carioca João Pedro Herrlein garantiu o título brasileiro de Laser Radial por antecipação.

Inspirado na carreira do ilustre associado Robert Scheidt, principal atleta olímpico brasileiro de todos os tempos, Martin quer aproveitar os resultados como motivação para a temporada que está apenas começando. "No ano passado fui o terceiro no Brasileiro de Laser 4.7 e sexto no de Radial. Para mim é muito importante constatar essa evolução". A próxima meta do velejador é a Copa da Juventude, em março, na Praia de Jurerê, em Florianópolis (SC), na classe Radial. O campeão será levado pela CBVela para o Mundial da Juventude, em julho, em Tavira, Portugal.

A formação do Audi YCSA Sailing Team renova o alento dos jovens velejadores do clube para 2014. "Vou conseguir treinar mais vezes e com apoio técnico, não apenas na represa, mas também no litoral, principalmente em Ilhabela, sob as condições de correnteza, ondas e ventos mais fortes, conforme enfrentamos na maioria dos campeonatos disputados no mar", comemora Martin.

Classe 420 - As medalhas de ouro distribuídas em Búzios no Campeonato Brasileiro de 420 também tiveram o YCSA como destino. Eric Belda e Rodrigo Dabus subiram no degrau mais alto do pódio montado no Búzios Vela Clube para receber a premiação da categoria Júnior. A dupla também conquistou o bronze na classificação geral, que teve como vencedores os gaúchos Tiago Brito e Andrei Kneipp, do Clube dos Jangadeiros. Ventos fortes, acima de 12 nós, predominaram na bela Praia de Manguinhos durante as regatas. As meninas mostraram a força da vela feminina no YCSA. Giuliana Tozzi e Elisa Von Fritsch sagraram-se vice-campeãs brasileiras de 420 e ainda levaram o título na categoria Júnior.

Yacht Club de Santo Amaro - Fundado em 1930, o YCSA consolidou-se ao longo de oito décadas como um celeiro de campeões da vela à margem da Represa de Guarapiranga, extremo sul de São Paulo. Conhecido também por Clube dos Alemães, devido à origem de seus fundadores, o YCSA sustenta como principal missão revelar os talentos para a vela brasileira. Campeões e medalhistas olímpicos, mundiais e pan-americanos como Robert Scheidt, Alex Welter, Cláudio Biekarck, Reinaldo Conrad, Peter Ficker, Gunar Ficker e Marcelo Batista elevaram o Brasil em suas conquistas nas principais competições mundiais.

Mais informações no site

Fanpage no Facebook: www.facebook.com/yachtclubsantoamaro