Na Laser, Robert Scheidt assume a liderança do Mundial da Isaf

Fonte: CBVela

O segundo dia de regatas do Mundial da Isaf, que está sendo disputado na Espanha. segue sendo muito proveitoso para os velejadores do Brasil. Robert Scheidt assumiu a liderança da classe Laser Standard, enquanto Bruno Fontes está em quarto na mesma classe e Ricardo Bimba Winicki está em sétimo na RS:X.

Robert Scheidt BRA Laser c Sailing Energy

"O vento estava difícil, com muita corrente na raia. Larguei bem melhor nas duas regatas de hoje e velejei com mais consistência", disse Scheidt que busca mais um título mundial.

Mais uma vez o vento estava fraco e os velejadores tiveram que esperar até que ele se firmasse, o que desgastou um pouco os velejadores.

 “Passamos mais de seis horas na água para realizar as duas regatas. Estava bem difícil, com vento médio a fraco. Tive dois bons resultados e estou bastante feliz”, disse ele. 

Além de Scheidt e Fontes, também está representando o Brasil na Standard o velejador Alex Veeren, que terminou o dia na 59ª colocação.

Entre as meninas a melhor brasileira é Fernanda Decnop, na 31ª colocação. Tina Boabaid aparece em 64º e Odile Ginaid em 79º. A líder é a tcheca Veronika Kozelska Fenclova.

“Tomei umas decisões erradas na primeira regata e acabei na 25ª colocação. Na segunda consegui velejar um pouco melhor, marquei mais a flotilha e fiquei em nono. Estou feliz que estou veloz no popa, então é um ponto que consegui melhorar visivelmente neste campeonato”, disse Fernanda.

As classes Radial e Standard chegaram ao final da fase classificatória e agora os velejadores serão divididos em flotilha ouro, prata e bronze na Standard e ouro e prata na Radial.

Bimba estreia em 7º: Neste sábado foi a vez da classe RS:X estrear na raia de Santander. O vento nas raias masculina e feminina estava mais fraco e apenas duas, das três regatas programadas para os homens puderam ser realizadas. As mulheres fizeram as três. Ricardo Bimba Winicki foi o melhor brasileiro do dia, na sétima colocação.

“Na primeira regata, com 12 nós, eu consegui me manter sempre entre os oito primeiros. Depois o vento diminuiu e ficamos horas esperando. Acabamos mudando de raia e fizemos a segunda regata com vento de dez a 15 nós, bastante rondado. Montei a primeira boia em terceiro e arrisquei ir para a direita, o que deu certo, e venci a regata”, disse Bimba.

Também estão representando o Brasil os velejadores Albert Carvalho (51) e Gabriel Bastos (82). A flotilha tem 97 inscritos e o líder é o francês Pierre Le Coq.

Entre as mulheres a melhor brasileira é Patrícia Freitas, na 11ª colocação. Bruna Martineli aparece em 19º, dentre 62 inscritas. A líder é a francesa Charline Picon.