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Velejador sueco quer dar a volta ao mundo em um barco de 10 pés

Fonte: Murillo Novaes

O velejador sueco Sven Yrvind, de 73 anos, se empolgou com a onda de regatas volta ao mundo, mas, sem dinheiro, resolveu fazer a sua própria circunavegação do globo em um barco um pouco menor, de apenas 10 pés!


A bordo, muitos livros, latas de sardinha e granola. A previsão é que ele demore dois anos e meio para completar a viagem. A bordo, ele passará todo o tempo no que ele chama de ‘capsula de sobrevivência’. “É como uma bola de pingue-pongue no oceano. Ela nunca quebra. Um barco pequeno bem construído é sempre mais forte que um barco grande”, diz o aventureiro.


Baleia cai em cima de um barco e deixa três feridos no Oceano Índico

Fonte: Revista Náutica Online

Os serviços marítimos sul-africanos anunciaram que uma baleia caiu em cima de um barco nesta segunda-feira, na costa de Port Elizabeth, Oceano Índico. Três pessoas ficaram feridas.


Segundo os tripulantes, a embarcação estava em baixa velocidade a um quilômetro da costa quando a bal

eia saltou do mar e caiu em cima deles. Com o impacto sofrido, o barco afundou. Um dos homens que estava abordo teve várias costelas quebradas, além de ferimentos nos braços e pernas. Os outros dois tripulantes foram superficialmente feridos. O resgate encaminhou os três para o hospital.

Não se sabe ao certo qual é a espécie da baleia, mas recentemente foram avistadas baleias jubartes na região em que aconteceu o acidente.

Azimut Benetti anuncia que seus barcos serão fabricados somente na Itália e no Brasil

Fonte: Revista Náutica Online

O grupo Azimut Benetti anunciou que vai fechar sua unidade de produção em Gropparello, na província Piancenza, e que vai voltar a produzir somente na Itália os modelos Azimut 40, Azimut 40S e Magellano, atualmente fabricados na Turquia.

O Azimut Benetti afirma que a medida foi tomada para aumentar a eficiência do grupo e para "defender a identidade de iates 'Made in Italy'". Em comunicado, o estaleiro, declara que "reforçar as raízes do grupo na terra onde seu produto é concebido, projetado e construído", expressa preocupação particular sobre a deserção de negócios italiano.
O encerramento da instalação de Gropparello terá impacto de cerca de 180 pessoas, o diretor de marketing Francesco Ansalone disse IBI.

 

 

"Queremos fortalecer nossa presença na Itália", acrescentou Paolo Casani, diretor executivo da Azimut Yachts e Atlantis, "porque estamos convencidos de que este é o caminho para o sucesso, mas ao mesmo tempo temos de escolher os locais mais eficientes para a produção. Nossa política industrial irá demonstrar que a indústria de iates italiano pode ser um líder mundial incomparável novamente. Mas todas as partes interessadas devem aceitar a sua quota de responsabilidade. Nós começamos o processo e temos certeza de que todos vão fazer uma contribuição responsável, incluindo os sindicatos, para completar a mudança o mais rápido possível. Estamos também a certeza de que as instalações altamente qualificados e trabalhadores qualificados presentes em muitas partes do país será de uso na criação de nossa nova estrutura produtiva para iates de 30 pés para 80 pés, 90 pés com a máxima eficiência. Esta é a lógica por trás do encerramento da instalação em Gropparello, que não pode mais manter a competitividade suficiente no mercado mundial, e as investigações de diligência que estamos realizando em todas as nossas instalações produtivas. A marca Atlantis é uma prioridade para o investimento e desempenha um papel fundamental na Azimut".

Segundo um dos membros da Azimut do Brasil, Ansalone, mesmo com a estratégia 'Made in Italy' o Brasil continuará produzindo os barcos, a fábrica brasileira será a única fora da Itália. Segundo ele, a fabricação no Brasil foi necessária em função da alta taxa de impostos de importação que quase dobra o preço de um barco para o usuário final. "Barcos produzidos no Brasil são apenas para o mercado local", acrescentou, dizendo que os papéis de gerenciamento da Azimut do Brasil foram ocupados por italianos e que componentes utilizados na construção foram importados da Itália, mantendo a qualidade ‘Made in Italy’ no produto final.

Encontro entre velejadores e lancheiros marca final do Cruzeiro Costa dos Tamoios

Fonte: ABVC

ABVC realizará no próximo dia 10 de Novembro a 2ª edição do Cruzeiro Costa dos Tamoios.

A flotilha sairá de Ubatuba (litoral de SP) com destino a Paraty. Pelo caminho passarão por diversas praias e ilhas, contornando a Ponta da Joatinga, adentrando o Saco do Mamanguá, Ilha da Cotia e terminando em Paraty. O objetivo do Cruzeiro Costa dos Tamoios, além de integrar navegadores experientes com aqueles que ainda não realizaram grandes navegadas é também o de desmistificar a passagem pela Ponta da Joatinga.



Segundo Maurício Napoleão, presidente da ABVC, "o Costa dos Tamoios vem em 2012 se afirmar como um cruzeiro familiar de médio percurso assim como o são o Costa Verde e o Costa Fluminense, que se distinguem dos maiores: o Costa Sul vai até Florianópolis e o Costa Leste até a Bahia. Agora, com o Costa dos Tamoios há a possibilidade de conhecer locais e praias excelentes do litoral paulista e do carioca constituindo uma experiência prévia para aqueles que desejam realizar cruzeiros mais longos". As inscrições (R$ 140,00 por integrante) estão abertas para associados da ABVC em dia, mas os interessados não sócios podem se associar enquanto houver vagas. O limite é de 25 embarcações. Mais informações no site da ABVC.

Terminou neste domingo o Circuito Rio no ICRJ

Fonte: Murillo Novaes

Terminou neste domingo o Circuito Rio. Foram quatro dias de competições com regatas longas, até Ilha redonda na quinta-feira e até Maricas no sábado, e barla-sotas na sexta e no domingo. No final, na ORC deu Touché, de Ernesto Breda; na S40 deu Mitsubishi Magia, de Marco Grael; na C30 o campeão foi o Loyal, de Marcelo Massa e na RGS o vencedor foi o Kha-Rakha, de Valdir Petersen.


A competição este ano foi separada da Santos Rio, o que causou um esvaziamento da regata longa. Apenas quatro barcos partiram da cidade paulista rumo ao Rio. O fita-azul foi o Chroma, de Gustavo Crescenzo, mas o título ficou com o Loyal.

Os resultados do Circuito podem ser vistos clicando aqui.

ARTIGO: Santos-Rio, a regata que não se viu (Antônio Alonso)

Fonte: Antonio Alonso, Blog Sobre as Águas

Hoje eu abro espaço para o co-skipper Tarcísio Mattos, do C30 Kaikias, indignado com o total silêncio ao redor da Regata Santos-Rio. Silêncio em que este blog se inclui, porque eu também não publiquei informação nenhuma sobre a regata. Qual a novidade? Talvez nenhuma. Cada vez é mais forte o discurso de que velejador brasileiro não gosta de regata longa, que ninguém mais tem tempo de fazer isso, colocam a culpa até no celular, já que ninguém mais consegue "sumir" de verdade e o trabalho alcança o velejador em qualquer lugar. Bom, é verdade que a turma Rio-SP não gosta de regatas longas. A Buenos Aires-Rio virou uma regata de argentinos. A Santos-Rio perde cada vez mais seu glamour. Só 12 largaram este ano. Aparentemente nem um fotógrafo esperou o primeiro colocado na chegada ao Rio.


Polo Naval do Jacuí deve gerar mais de 6 mil empregos no RS

Fonte: G1/ Acerto de Contas

A indústria oceânica do Rio Grande do Sul recebeu avanços nesta terça-feira (21) com o lançamento do Polo Naval do Jacuí. O Banrisul assinou o contrato de financiamento para liberação de capital de giro à empresa Iesa Óleo e Gás, no valor de R$ 70 milhões, em cerimônia que ocorreu no Palácio Piratini, em Porto Alegre. O evento ainda contou com as presenças do governador Tarso Genro e da presidente da Petrobras, Maria da Graça Foster.

Os recursos serão usados para a nova unidade industrial, situada no município de Charqueadas, às margens do Rio Jacuí. O projeto da empresa proporcionará a criação de mais de 1,2 mil empregos diretos, podendo chegar a mais de 6 mil, contando com os indiretos. Para o presidente do Banrisul, Túlio Zamin, o financiamento dessas empresas contribui para o desenvolvimento econômico do estado. "Isso nos abre uma perspectiva importante de participar do financiamento de investimentos em empreendimentos que estão cada vez mais se especializando na produção e na geração de empregos, que é o Polo Naval", disse.

O contrato da empresa para fornecimento à Petrobras soma mais de US$ 720 milhões e prevê a construção de 24 módulos para seis plataformas de exploração de petróleo no Pré-Sal da Bacia de Santos, nos campos de Lula e Sapinhoá. "O Polo Naval do Jacuí irá se especializar na produção desses módulos. Com isso, estamos espalhando a indústria naval gaúcha pelas hidrovias do estado, realizando, dessa forma, a sua descentralização", explica o vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Nóbrega.

O Polo Naval do Rio Jacuí prevê investimentos para o Rio Grande do Sul no segmento offshore, visando atender demandas da indústria de óleo e gás.

Polo Naval do Jacuí terá reflexos em Porto Alegre

O Polo Naval do Jacuí terá reflexos na economia da Capital Gaúcha. Charqueadas, onde ficarão as empresas, fica a 60 quilômetros de Porto Alegre.

Como ainda não há estrutura no município da Região Carbonífera, a Capital deve ser bastante procurada para o acesso a serviços. A hotelaria, por exemplo. O secretário muncipal de Indústria e Comércio, Omar Ferri Junior, vê com bons olhos a possibilidade de ocupação dos hotéis que atualmente são construídos com olhos na Copa de 2014.

Há ainda a possibilidade de ser construído um estaleiro em Porto Alegre. O presidente da Agência Gaúcha para o Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Marcus Coester, explica que seria um estaleiro de pequeno porte, para construção de embarcações pequenas. No entanto, a vantagem é que já existe um cais construído na Capital.

Fort Lauderdale 2012 recebe o 53ª edição do International Boat Show 2012

Fonte: Yacht Brasil

De 25 a 29 de outubro de 2012, Fort Lauderdale, na Flórida receberá a 53ª edição do International Boat Show 2012, o extraordinário encontro de grandes fabricantes e designer de barcos e iates.


Com uma grande variedade de barcos em exposição, o Fort Lauderdale International Boat Show será realizado em seis áreas que, juntas totalizam mais de 3 milhões de metros quadrados, onde barcos de alta performance, veleiros, catamarãs, infláveis e uma infinidade de embarcações marítimas serão apresentadas ao público, trazendo as inovações e tendências para o mercado náutico mundial.

Locais do evento:
Bahia Mar Yachting Center
Hall of Fame Marina
Las Olas Marina
Greater Fort Lauderdale/Broward County Convention Center
Fort Lauderdale Hilton Marina
The Sails Marina

Datas e horários:
25 de outubro – Prime Time Preview
Quinta – 10h às 17h

26 a 29 de outubro – Visitação geral
Sexta a domingo – 10h às 19h
Segunda – 10h às 17h

Inscrições para a 5ª Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes estão abertas

Fonte: Clube dos Jangadeiros

Inicialmente marcada para o 11 de outubro, a 5ª Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes acabou transferida por causa das condições climáticas adversas. A organização marcou a nova data da largada para o dia 9 de novembro e reabriu as inscrições, que ainda podem ser efetuadas na Secretaria Esportiva. É imprescindível levar a habilitação para ser fotocopiada no Clube, atendendo exigência da Marinha.

Idealizado pelo site Popa.com.br, o evento tem o Clube dos Jangadeiros como autoridade organizadora e é aberto a embarcações de recreio, a vela e a motor, que estejam de acordo com as normas da Marinha do Brasil para navegação de pequeno curso noturna no Rio Guaíba e de médio curso na Lagoa dos Patos. 

A 5ª Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes tem patrocínio da Jimo, Gauss, Adamantis e Aliança e promoção do Clube Náutico Tapense e da Prefeitura de Tapes.

O QUE: 5ª Cruzeiro-Regata Porto Alegre-Tapes
QUANDO: Largada no dia 9 de novembro.
INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES: Secretaria Esportiva do Clube dos Jangadeiros - (51) 3268-0080 - ramal 7 / esportiva@jangadeiros.com.br.

Clube Naval Piraquê promove regata em comemoração aos 190 anos da Esquadra Brasileira

Fonte: Murillo Novaes

O Clube Naval Piraquê irá promover nos dias 3 e 4 de novembro as regatas Comodoro e VIII Regata Esquadra Brasileira, respectivamente. A Regata Esquadra Brasileira é válida para a Copa Interclubes da Federação de Vela do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ) e é uma homenagem que o Piraquê presta anualmente às forças navais brasileiras no mês do aniversário da Esquadra.



Estas regatas serão destinadas as classes Snipe, Dingue, Laser e Optimist esperando-se a participação de cerca de 100 embarcações destas classes o que será um belo espetáculo nas águas da lagoa Rodrigo de Freitas. Em terra, nas alamedas do clube, a Esquadra montará “stands” com exposições. Consulte o aviso de regatas no site do Clube.

OnixSat lança serviço de internet ilimitada para FleetBroadband

Fonte: Revista Náutica Olnline

A OnixSat, por meio da OnixTec, lança seu mais novo serviço para FleetBroadband (FBB), terminal de comunicação marítima que possibilita a comunicação via internet e chamadas telefônicas. A novidade será oferecida a partir do dia 01 de novembro de 2012, pagando apenas uma tarifa fixa mensal e internet ilimitada.



O novo serviço se destaca no mercado por apresentar acesso sem limites aos emails e navegação às redes sociais, além do acesso aos sites profissionais e todo o conteúdo da internet em sua embarcação.

O FleetBroadband é um serviço de comunicações marítimas que suporta voz e dados em banda larga simultaneamente, por meio de equipamentos leves e compactos. Os terminais FBB oferecem o melhor custo-benefício e operam em qualquer situação climática, aprimorando as comunicações a bordo e contribuindo para a eficiência operacional.

O lançamento da OnixSat é utilizado mundialmente pelas principais empresas de transporte marítimo com mais de 100 mil terminais ativos, além de atender a demanda de dados exigida pela Petrobras no Anexo V. mais informações no site da empresa.