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Pininfarina cria interior para iate de 80 pés da Schaefer Yachts

Fonte: Palavra Com

Após aportar em São Paulo para a palestra "Design impulsionado pela inovação: a história de sucesso de Turim", durante a Semana Integrada de Artes Plástica da Fundação Armando Alvares Penteado  (FAAP), Paolo Pininfarina, o homem à frente da Pininfarina, um dos maiores estúdios de design do mundo, mantém a agenda no país. Seu objetivo é expandir os negócios no Brasil, onde já possui  parceira com o estaleiro catarinense Schaefer Yachts, referência nacional em barcos de alto padrão.

A parceria com a empresa, também responsável pelo design de modelos da Ferrari e Maserati, foi formalizada em 2010, e seu primeiro fruto foi a versão interna da Schaefer 620, apresentada no Boat Show São Paulo, em 2011. Agora, uma outra joia da parceria está pronta a ganhar os mares. Trata-se de um iate de 80 pés, o maior já concebido no Brasil, que terá design de seu interior a cargo do estúdio italiano.  “Os resultados alcançados com a Schaefer 620 foram um excelente ponto de partida para este novo projeto. É um magnífico exemplo de tecnologia - uma mistura perfeita de paixão e inovação", entusiasma-se Paolo Pininfarina.

Maior regata do mundo reune 1.737 veleiros

Fonte: Almanáutica

A 44ª edição da Barcolana, a maior regata do mundo, foi realizada no dia 14 em Trieste, no nordeste da Itália, no Mar Adriático. Este ano ela contou com nada menos que 1.737 veleiros.


Apesar dos ventos fracos – os menores registrados nos últimos 10 anos – o veleiro Esimit Europa 2 em primeiro com quase 4 horas (3h57’57’’). No ano passado o Esimit – um maxi comandado pelo skipper alemão Jochen Schümann – levou menos de uma hora para completar o percurso. Em segundo lugar ficou o maxi Jena. “Esta edição foi muito diferente, com o ventos muito fracos. Foi uma regata tática muito difícil. Navegamos no limite e só conseguimos registrar 7 nós de velocidade” comentou Jochen.


Um fraquíssimo vento SE levou a enorme frota de 1.737 veleiros em direção à linha de chegada. Quase todos. Na classificação apenas dez veleiros cruzaram a linha de chegada dentro do tempo, mas o regulamente do evento garantiu a classificação de 58 barcos que cruzaram um dos “gates” dentro do tempo limite. Site oficial da regata aqui.

Catamarã high-tech capota na America's Cup

Fonte: Blog Sobre as águas

A batalha épica prevista para a próxima edição da America's Cup teve seu primeiro capítulo dramático esta semana. Um catamarã gigante de 72 pés do time Oracle Racing capotou na baía de San Francisco durante um treino (veja vídeo acima). Este barco foi o primeiro de uma série de mega-catamarãs que devem disputar edição 2013 da America's Cup, a multimilionária e tradicional competição de iatismo, que é disputada desde 1851. A capotagem aconteceu enquanto o veleiro treinava com vento forte, de 25 nós e foi surpreendido por uma rajada. A proa do veleiro afundou na água e o barco capotou de bico. Nessa posição, o timoneiro ficou preso a 22 metros da linha da água, o equivalente à altura de um prédio de sete andares. Uma tentativa desastrada de desvirar o barco acabou piorando a situação. Durante a noite, uma corrente de mais de 4 nós arrastou o barco por mais de 120 quilômetros e provocou avarias graves, especialmente na vela rígida, de 40 metros.


No momento da capotagem, velejadores ficaram agarrados à rede do catamarã em uma altura equivalente à de um prédio de sete andares

Duplas de Ilhabela são os destaques do Campeonato Paulista de Snipe 2012

Fonte: Revista Náutica Online

Durante o Campeonato Paulista de Snipe 2012, realizado entre os dias 12 e 14 de outubro na Represa de Guarapiranga, a flotilha Grêmio de Vela de Ilhabela foi o grande destaque da competição.

Com ventos entre 12 e 17 nós e reunindo os melhores velejadores do Estado, as regatas foram disputadíssimas, mas o melhor resultado ficou com a dupla José Roberto de Jesus, o “Beto de Mazinho” e Wilson Moura, tornando-se vice-campeões do campeonato.

Juninho de Jesus e Matheus Amaral, também de Ilhabela, conquistaram a quarta posição, seguidos pela terceira dupla vitoriosa, Caio Sena e Bruno Sena, campeões pela categoria Júnior.

Ainda neste ano as duplas vão participar do Campeonato Estadual do Rio de Janeiro e o Estadual do Rio Grande do Sul, que servirá de preparo para o Campeonato Brasileiro de Snipe, que acontecerá em janeiro de 2013, no Rio de Janeiro. Atingindo uma boa classificação ainda vão participar do Mundial da classe, que será realizado em novembro do próximo ano.

Clube dos Jangadeiros promove o 22º Troféu Cayru de Vela de Oceano no próximo fim de semana

Fonte: Clube dos Jangadeiros

No próximo fim de semana, dias 20 e 21 de outubro, os velejadores gaúchos vão soltar as amarras e colocar as velas ao vento para a disputa do 22º Troféu Cayru de Vela de Oceano. Criado em 1991 para homenagear Leopoldo Geyer (fundador do Clube dos Jangadeiros, do Veleiros do Sul e do Iate Clube Guaíba) e o seu barco Cayru, o evento realizado pelo Clube dos Jangadeiros deve reunir pelo menos 50 barcos e mais de 200 velejadores nas águas do Guaíba.

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Além do tradicional Velejaço e da Regata em Solitário, serão realizadas provas para as classes BRA-RGS (A e B), HPE 25, J-24 e Microtoner 19. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas em qualquer clube filiado à Federação de Vela do Rio Grande do Sul (Fevers).

Sábado - 20/10/2012

12:00 - Término das inscrições para a Regata em Solitário e para as classes BRA-RGS, HPE-25, J-24 e Microtoner 19.

14:00 - Largada da regata longa – Ilha das Pombas – BRA-RGS (A e B).

14:10 - Largada da regata média – Classes J-24, HPE-25 e Microtoner 19.

14:15 - Largada da Regata em Solitário.

Domingo - 21/10/2012

11:00 - Término das inscrições para o Velejaço.

13:00 - Largada Velejaço.

14:00 - Início da largada para as regatas barla-sota.

19:30 - Cerimônia de Premiação, na Sede da Ilha.

O 22º Troféu Cayru de Vela de Oceano tem patrocínio da Cyrela Goldsztein e apoio da Savarauto.

Bruschetta é campeão brasileiro de J/24

Fonte: Murillo Novaes


Após conquistar o título mundial, a equipe de Maurício Santa Cruz voltou para o Brasil afiada e neste feriado venceu o Brasileiro de J/24, realizado no Iate Clube do Rio de Janeiro. No total oito regatas foram realizadas e nove barcos participaram da competição. Eurus, de Ronaldo Senfft, e Malabar, de John King, completaram o pódio.

Resultados completos clicando aqui.

Sessentão vence Refeno 2012

Fonte: Globo Esporte

Cotado para conquistar o tetracampeonato da regata Recife-Fernando de Noronha, o Ave Rara não conseguiu manter a superioridade dos últimos anos. Após aproximadamente 29 horas de prova, a embarcação Sessentão foi a primeira a cruzar a linha de chegada do mirante do Boldró, conquistando o título da prova.

O veleiro Sessentão, de São Paulo, é um Nacira 60 e tem 18 metros e 20 centímetros de comprimento. Ele disputou na classe Orc Club e foi comandado por Alain Simon.


sessentão refeno (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)

Sessentão é o vencedor da Regata Recife Fernando de Noronha (Foto: Elton de Castro / GloboEsporte.com)

Em segundo lugar, chegou o barco Zing 2, dos medalhista olímpicos Lars Gael e Eduardo Penido. A 24ª edição da Refeno começou às 12h30, deste sábado, quando 81 embarcações, divididas em 13 categorias, saíram do Marco Zero com destino ao arquipélago.

Pela primeira vez, a competição foi disputada no mês de outro, para evitar os fortes ventos do mês de setembro.

Florianópolis é promessa de crescimento no mercado de barcos e iates

Fonte: Revista Náutica Online

Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Florianópolis é a capital brasileira com o maior número de ricos. A classe A é representada por 27,7% da população, e a classe A/B corresponde a 41,6% dos habitantes da cidade catarinense.

 


Além da localização geográfica, propícia para navegação, este cenário econômico favorece o mercado náutico. Segundo Mané Ferrari, presidente da Associação Catarinense de Marinas, Garagens Náuticas e Afins (ACATMAR), ter uma embarcação é desejo de muitas pessoas na cidade, tornou-se um apetrecho familiar. Os custos com compra, manutenção e revisão são baixos, o que leva a conclusão de que o número de barcos e iates seria bem maior se existissem mais marinas – uma das maiores queixas da região.


Segundo Márcio Dottori, diretor técnico do Boat Show, o Brasil possui hoje cerca de 700 mil barcos de lazer – média de um barco para cada 277 habitantes. Na França, a relação é de um para cada 63. Nos Estados Unidos, um para cada 23. E na Suécia, a média é de um barco para cada sete habitantes. Para Márcio, até 2020 o número de embarcações irá dobrar, mudando a relação brasileira em 1/135.


O mercado de luxo de Florianópolis é um dos que mais cresce, aumentando as expectativas de crescimento do mercado de barcos e iates, que hoje movimenta US$ 800 milhões por ano.

Navio do século XVIII é descoberto na costa italiana

Fonte: AFP

Um mergulhador da polícia financeira e alfandegária italiana descobriu restos bem-conservados de um galeão espanhol do século XVIII perto da costa da Sicília, Itália, onde ocorreu uma famosa batalha em 1718, anunciou nesta quinta-feira o comandante da corporação.


O mergulhador, que não estava em serviço no momento, percebeu um canhão escondido na areia e chamou seus colegas para ajudar na descoberta de outros canhões e da maior parte dos restos do navio de transporte, segundo um comunicado da polícia.

Você sabe quais são os cinco passos para uma navegação segura?

Fonte: Revista Náutica Online

A Capitania dos Portos de Santa Catarina (ACATMAR) divulgou hoje quais as regras básicas para quem quer navegar com segurança.

O primeiro passo é ter habilitação para conduzir uma embarcação! Além disso, consulte as condições do tempo antes de navegar e esteja sempre preparado para um contratempo. Verifique os itens de segurança, o material de salvatagem e use colete salva-vidas!


E se você acha que acabou, Claudio da Costa Lisboa, Capitão dos Portos de Santa Catarina, chama atenção para o maior perigo na hora de navegar: “ a mistura de álcool com a condução de embarcações é muito mais perigosa do que presumimos. Sob condições normais, sol, vento, balanço e até o simples cansaço podem minimizar a capacidade de nossos sentidos. O álcool torna as coisas ainda piores, prejudicando a nossa coordenação motora e reduz drasticamente nossa capacidade de julgamento. E, além disso, beber e conduzir uma embarcação é contra lei, assim sendo, um acidente envolvendo um condutor alcoolizado certamente será objeto de ação penal”, completa o capitão.


Então lembre-se: se beber, não navegue!

Encontro Nacional dos Profissionais da Vela ocorre no RJ

A Pró-Reitoria de Extensão e o Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense, em parceria com o Instituto Rumo Naútico/Projeto Grael, realizarão o I Encontro Nacional dos Profissionais da Vela e, simultaneamente, o II Encontro Regional dos Profissionais da Vela - professores, técnicos e gestores, que acontecerão no período de 8 a 11 de novembro de 2012, no Clube Naval – Jurujuba, Niterói-RJ.


Os encontros buscam promover a troca de conhecimentos e experiências, consolidar a implantação de uma Rede Náutica Educativa no país, pensar em estratégias para o desenvolvimento do esporte, discutir os rumos da vela social (uma das atividades do Projeto Grael) e propor a criação de um curso de vela para formação e atualização dos profissionais que militam no esporte da Vela.


Demitido, capitão do Costa Concórdia quer recuperar cargo

Fonte: Veja

Francesco Schettino, que é investigado por causar o acidente que matou 32 pessoas e por abandonar o navio antes do fim da evacuação dos passageiros, foi demitido no final de julho. Ele é acusado de homicídio múltiplo culposo (sem intenção de matar) e abandono do navio, mas contesta a demissão por justa causa e pede reintegração a seu posto e o pagamento de salários em atraso.


A Costa Cruzeiros confirma que concluiu o processo disciplinar contra Schettino, após o naufrágio do Concordia, e decidiu por sua demissão", afirmou a companhia, em comunicado citado pela imprensa italiana. Ao explicar os motivos da demissão, a empresa diz que o comportamento do capitão na noite do naufrágio foi considerado uma ‘grave violação' do contrato e do código de navegação.