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Coreia do Sul diz que descobriu barco mais antigo do mundo

Fonte: Veja

Especialistas sul-coreanos identificaram supostos restos de uma embarcação de madeira cuja idade é estimada em 8.000 anos, o que a transformaria na mais antiga descoberta até hoje, informou o Instituto Samhan de Bens Culturais, entidade sediada no país. Sua fabricação dataria do início da época neolítica (8.000-1.000 a.C.).

Festival de aniversário da Marina Tedesco será no feriadão da Independência

Fonte: Revista Náutica Online

A cada ano, o Festival Náutico de Aniversário Marina Tedesco reúne cerca de 15 mil visitantes. O excelente público que prestigia o evento, em Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, vai em busca de uma programação diversificada. Tem exposição de barcos e de automóveis, apresentação de imóveis de luxo, de produtos e serviços e muito mais.

 


O Rally Náutico Tedesco Marina já virou tradição. As festas que embalam o evento, idem. É ir e conferir: de 6 a 9 de setembro, das 10 às 20 horas, na Avenida Normando Tedesco, 1.350, Barra Sul.


Para receber o convite desta quinta edição, clique
aqui.

Para mais informações, ligue (47) 3361 1420.

Divulgadas as datas do Circuito Atlântico Sul Rolex Cup

Foram divulgadas ontem as datas e as classes participante do Circuito Atlântico Sul Rolex Cup. As disputas ocorrem entre os dias 14 e 20 de janeiro de 2013. Organizado pelo Yacht Club Uruguayo, Yacht Club Olivos, Yacht Club Punta del Este e pelo Yacht Club Argentino, neste ano a competição não conta com a classe S40 em razão de conflito de datas com o Mundial de S40 que será disputado no Chile.


Participam as classes ORC Internacional, ORC Club, IRC, S33 OD e OD 27. Confira o calendário completo da competição aqui.


Lars Grael relata participação na Aratu Maragogipe

Fonte: Murillo Novaes

“Naveguei no multicasco 14 Bis, de 40 pés e desenho antigo do Nick Bailey. No total foram 183 barcos inscritos. Nós levamos tempo na preparação do barco e por estas e outras, chegamos na linha de largada em cima da partida (a nossa era a 3ª e última largada).

Reclamei que o leme tinha uma folga de mais de 1/2 volta e dito e feito, quebrou a corrente dentro do pedestal. Cruzamos a linha escapados sem governo e em risco de colisão. Baixamos a vela rapidamente e tentamos improvisar um leme de fortuna. Havia uma cana de emergência no barco, mas o difícil foi achá-la. Subimos os panos e saímos com quase 15 minutos de atraso e ainda perdemos tempo ajustando as velas e achando ponto para a buja.

A cana de emergência (tubo de inox) estava curta e pesada (além da folga). Tirei a borrachinha da minha muleta e coloquei a muleta dentro da cana, deu certo! Como derivamos demais na linha, perdemos barlavento e não tivemos altura para passar algumas bóias do canal. Fomos obrigados a cambar e jogar fora outros cinco minutinhos.

Ao sair do canal, já não estávamos mais em último e com a subida do spi, o barco disparou em velocidade até quase 17 nós. Foi quando o moitão da escota do assimétrico rompeu e golpeu um dos 5 tripulantes. Perdemos tempo e com o improviso, o ponto do assimétrico ficou sufocado. Mais tarde em outro improviso, conseguimos recuar o ponto. Mantivemos a buja em cima, o que pareceu acertado e nessa passamos uma centena de barcos até entrarmos no Rio Paraguaçu.

Dentro do Rio, a tripulação manobrou bem e nossos jibes saíram melhores que a expectativa. Cruzamos a linha de chegara em 4º geral, atrás do fita azul, Magune, que é um catamarã de regata não oceânico. Em 2º ficou o Open 40 Zing 2, com Edu Penido no comando. Em 3º e próximo do “, o 50 pés Bola Sete. Estes dois monocascos, partiram em saída anterior, 15 minutos antes (fora os nossos cerca de 15 min. parados).

Apesar de ter sido montado meio às pressas, as velas Cognac de prolam funcionaram muito bem, enquanto o balão comprado usado do Soto 40 Carioca parecia projetado para o barco.O barco esteve abandonado e precisa ser todo reaparelhado. No mais, o 14 Bis precisa de um dono caprichoso, limpeza e uma preocupação paranóica em aliviar peso.

A tripulação teve muita fibra, foi destemida e por estarem fora de forma física, todos saíram machucados, com câimbras, exaustos, porém realizados. Valeu! O Marco Antonio (comandante) é sério e zeloso. Tenho certeza que este barco vai engrandecer a vela de multicascos sob a regra MOCRA, reconhecida pela ABVO.

Legal é constatar que um multicasco velho e largado, é muito mais rápido que um monocasco do mesmo tamanho, mesmo que com canting keel, lastro de água e outros artifícios. A constatação é que a estabilidade tem que vir da forma e não de um chumbo pendurado em baixo.

Carregar chumbo para passear, não tá com nada! Bom, aí é meu passado de classe Tornado voltando a tona.

Experiência válida. Quero voltar a velejar com eles.

No domingo, voltei com os amigos Zé Leão e Ronaldinho Fernandes no impecável e confortável catamarã Varuna. Este já irá se registrar na ABVO.

Resumindo: a Regata Aratu – Maragojipe foi um sucesso!

Fita Azul Geral – Catamarã “Maguni”- Aratu Iate Clube / BA

Fita Azul Monocasco – “Zing 2″- Iate Clube do Rio de Janeiro / RJ

ORC (9 barcos)
1. Kirimurê – Skipper 21- Yacht Clube da Bahia / BA
2. Yacht 1 – Skipper 21- Yacht Clube da Bahia  / BA -
tripulação feminina (com a Chris Frediani a bordo)
3. Nego – Dufour 36- Yacht Clube da Bahia / BA

BRA/RGS Regata (41 barcos)
1. Tata Dag Construtora – Samoa 35- Aratu Iate Clube /
BA
2. Xekmat / Bailly – Multimar 32- Iate Clube
Brasileiro / RJ
3. Alpha 2 – Schaeffer 31- Saveiros Clube da Bahia / BA

BRA/RGS Cruzeiro (24 barcos)
1. Artemis – Velamar 33- Aratu Iate Clube / BA
2. Big Store – Fast 345 – Aratu Iate Clube / BA
3. Big Blue – Fast 345 – Aratu Iate Clube / BA

Multicascos Geral (31 barcos)
1. Maguni – Grainger 33- Aratu Iate Clube / BA
2. 14 Bis – MTC 40- Iate Clube do Recife / PE
3. Graminho – B3 430 – Aratu Iate Clube / BA
Obs.: Ainda sem handicap e subdividido em categorias.

Outras classes: Aberta (sem rating) com 65 barcos; Veleiros de Aço com 3 barcos; Skipper 21com 5 barcos; Trinidad 37com 5 barcos; Delta 36 com 10 barcos.

Abraços,
Lars Grael”

Jangadeiros realiza brechó náutico neste final de semana

Fonte: Imprensa Clube dos Jangadeiros

Acontece no próximo sábado, dia 1º de setembro, o 2º Brechó Náutico do Clube dos Jangadeiros. O evento é aberto aos associados do Jangadeiros, do Iate Clube Guaíba, do Sava Clube e do Veleiros do Sul e será realizado a partir das 11h, na Sede Continente.


Para se inscrever, basta entrar em contato com a Central de Locações & Eventos do Clube dos Jangadeiros pelo telefone (51) 3268-0080 – Ramal 6 ou e-mail eventos@jangadeiros.com.br.

Isaf seleciona cidades para o Mundial da Juventude de 2016

Fonte: Murillo Novaes

A Isaf está selecionando cidades que queiram sediar o Mundial da Juventude em 2016. As inscrições podem ser feitas até o dia 17 de outubro através do e-mail antonio@isaf.co.uk.


O evento é realizado todo ano desde 1971 e já teve 25 países como sede. A última edição foi realizada em Dublin Bay, na Irlanda e as próximas cidades-sede serão Limassol, no Chipre, em 2013, Tavira, Portugal, 2014, e Langkawi, Malásia, 2015.

Esimit Europa 2 bate o recorde entre Mônaco e Porto Cervo

Fonte: Murillo Novaes

No último dia 26 o Esimit Europa 2, um Wally de 100 pés, quebrou o recorde da travessia entre Mônaco e Porto Cervo. O evento foi promovido pelo estaleiro Wally e pelos iate clubes de Porto Cervo e Costa Smeralda.

No total foram necessárias 10 horas, 13 minutos e 42 segundos para completar o trajeto de 185 milhas, em uma velocidade média de 18 nós.


Robert Scheidt é indicado ao prêmio Príncipe de Astúrias do Esporte 2012

Fonte: Local Comunicação

Medalhista de bronze nos Jogos de Londres/2012, Robert Scheidt disputa mais um prêmio neste ano. O velejador foi indicado, com outros 20 atletas, ao Princípe de Astúrias do Esporte 2012, que homenageia os principais nomes do esporte mundial. O anúncio foi feito nesta terça-feira (28/8) pela Fundação Príncipe de Astúrias. Scheidt tem entre seus principais concorrentes o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, os jogadores da seleção espanhola de futebol Xavi Alonso e Íker Casillas e o surfista americano Kelly Slater.