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Extreme Sailing Series 2012 começa nesta terça-feira com cobertura online

Fonte: Revista Náutica Online

A Extreme Sailing Series chega a sua sexta temporada em 2012, com o início da primeira etapa nesta terça-feira (dia 28) em Muscat, Omã. A ideia do “stadium racing”, que é o coração do evento, está batendo como nunca. Haverá cobertura ao vivo na internet e os aplicativos para Ipad, Ipod Touch e Iphone foram aperfeiçoados para garantir informações mais precisas e agilizadas. Ao mesmo tempo, o público poderá participar de uma série de atividades dentro e fora da água.

Perda na Antártica foi total, diz pesquisadora

Fonte: Zero Hora

A pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Yocie Yoneshigue Valentin confirmou que a perda da estação brasileira que incendiou na madrugada deste sábado na Antártica foi total.



Yocie afirma que todos os pesquisadores resgatados estão a salvo, e que a última informação que obteve foi de que um avião da Força Aérea Argentina está trazendo os pesquisadores que estavam no local do acidente de volta para o Brasil.

Saiba o que fazer quando algum tripulante cair na água

Fonte: Revista Náutica, 243

A situação é grave e aflitiva. Felizmente, só acontece com raríssima frequência e quase sempre apenas em regatas, quando a intensa atividade a bordo dá margem a riscos maiores. Quando, porém, ocorre de um tripulante cair do barco, o procedimento correto (e, principalmente, a rapidez com que ele precisa ser executado!) pode significar a diferença entre resgatar o náufrago com vida ou perdê-lo para sempre.

 

Superintendente de Portos e Hidrovias se reúne com Delegado da Capitania dos Portos da Capital

Fonte: SPH

O Superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Pedro Obelar entregou ao Delegado da Capitania do Portos de Porto Alegre, o Capitão-de-Fragata, Jayme Tavares Filho, documentos que informam sobre a situação da principal hidrovia do Estado. Neles constam informações, plantas e cálculos das áreas de manobras. “Também entregamos informações sobre o balizamento para a recuperação dos índices de eficácia da sinalização nas hidrovias e as plantas e mapas de dragagem dos canais do Lago Guaíba e do Canal da Feitoria, na Lagoa dos Patos”, disse o chefe da SPH.

 

Extreme Sailing Series 2012 começa na próxima terça-feira em Omã

Fonte: Revista Náutica Online

A primeira etapa do Extreme Sailing Series 2012 começa na próxima terça-feira, dia 28, em Muscat, Omã, e as equipes já treinam para o início da temporada. O circuito está em sua sexta temporada e neste ano oferece cobertura ao vivo pela internet. Aplicativos para iPad, iPod Touch e iPhone foram aperfeiçoados para garantir que todos os fãs da competição possam acompanhar a disputa.

A equipe da casa, Oman Air, chegou ao local da competição a bordo de um avião da companhia aérea oficial do Extreme Sailing Series. “Estamos encantados em patrocinar o evento novamente e muito contentes pela visibilidade que temos com isso”, disse Wayne Pearce, chefe executivo da Oman Air.

TV ao vivo e on-line - A Sunset+Vine|APP vai produzir a cobertura ao vivo das corridas com várias câmeras. Os fãs podem assistir a competição pelo site oficial do Extreme Sailing Series ou pelo site das equipes.

Site oficial: www.extremesailingseries.com

Europeu de J/24 será realizado na Itália

O Club Nautico Arzachena, da cidade italiana de Cannigione, na Sardenha, é quem recebe o Campeonato Europeu de 2012 de J/24. O clube convida os velejadores brasileiros de J/24 a competirem a disputa que ocorre de 30 de maio a 03 de junho.

Saiba como evitar fogo a bordo em lanchas

Fonte: Navegue Angra/ Jorge Paragon

Um dos maiores inimigos do lazer, são os acidentes que podem e devem ser evitados. Apesar de ser um acidente raro de acontecer o fogo a bordo é muito comentado e já faz parte dos acontecimentos náuticos. Porque? Onde e quando ele ocorre? São perguntas frequentes que serão respondidas à seguir.

Raramente ouviremos falar de uma lancha nova ou semi nova pegar fogo, muito pelo contrário, os casos de fogo que tenho visto ultimamente aconteceram em lanchas que vieram da reforma ou de uma revisão completa, o que me deixa mais ressabiado.

Se numa reforma os fios, mangueiras (Principais elementos para inicio de incêndio) forem trocados por outros de mesma especificação não há problema, agora existem materiais fora de especificação ou aproveitamento de mangueiras velhas, que endurecidas pelo tempo ao serem reapertadas podem trincar.

Outro exemplo de causador de fogo, são as turbinas. Normalmente localizadas no alto dos motores (Diesel ou Gasolina de centro) e tem umaproteção antitérmica, que as vezes numa reforma é retirada, ou no caso de uma reforma na parte de fibra, esta passa a encostar nas turbinas.

E finalmente há o caso de troca de fiação por outra de diâmetro ou especificação menor, principalmente nos bowtrusters/sterntrusters que demandam uma amperagem bastante elevada. O uso e principalmente, o funcionamento correto dos blowers e detectores de fumaça, são dois aliados na prevenção de incêndio.

Caso, infelizmente ele ocorra, nunca levante o tampão que cobre o motor para ver, abra somente para poder despejar o conteúdo do extintor.Extintor é outro caso a parte, se sua embarcação faz parte do grupo de risco (tem motores de centro), além dos extintores obrigatórios, leve sempre perto do piloto um extintor de CO2 ou ABC, para poder atacar o inicio do incêndio com mais rapidez.

Nunca faça revisões nem reformas com curiosos. Faça com profissionais, o custo pode até ser mais alto mas a despesa certamente será bem menor. Se seu barco é pequeno a melhor opção é o motor de popa – reduz quase a zero a possibilidade de incêndio a bordo.

Para evitar acidentes, Normam terá novas regras para jet ski em julho

Fonte: SBT

Alexandre Sampaio é piloto profissional há 15 anos. Quando não está representando o Brasil em competições no exterior, treina na represa de Guarapiranga, mesmo local em que dois jet skis bateram e uma pessoa ficou ferida, na terça-feira. Os dois condutores não tinham habilitação.

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Para pilotar um jet sky hoje é necessária apenas uma prova teórica de 40 questões e, o pior, acertando apenas metade delas, a pessoa já está habilitada. Esta história vai acabar no dia 2 de julho. A Norman - Norma da Autoridade Marítima - determinou que o condutor vai ter que realizar aulas práticas.

O capitão amador Carlos Polacco tem quase 27 mil horas navegadas e já ensinou mais de 20 mil pessoas a dirigir de maneira correta um jet ski.
Até julho continuam vigorando as exigências atuais para pilotar um jet sky: ser maior de idade e habilitado na Marinha.

Acompanhe as etapas da reforma de um HPE 25 - parte 2

Fonte: Site da Classe HPE 25/RJ


Voltamos com a segunda parte da nossa obra. Para você que está chegando agora, nós estamos acompanhando a reforma de um HPE25 carioca que está passando por uma pintura completa. E a primeira parte dessa história, caso não tenha visto ainda, você encontra AQUI.

Tempestade obriga Volvo Ocean Race a dividir quarta perna em duas etapas

Fonte: ZDL

A quarta perna da Volvo Ocean Race teve de ser dividida em duas etapas para garantir a segurança dos competidores. Uma tempestade com ventos de 40 nós e ondas de oito metros atingiu o mar do sul da China e obrigou a organização a alterar a largada tradicional. Na manhã de domingo (19), os competidores disputaram apenas uma prova costeira, dentro da baía de Sanya, na China. A saída para Auckland, na Nova Zelândia, aconteceu apenas às 22h (de Brasília).

VOR

Acompanhe as etapas da reforma de um HPE 25

Fonte: Site da Classe HPE 25/RJ

Caros amigos e entusiastas da Classe HPE 25, hoje as fotos não serão em alto mar, nem será preciso roupas especiais para proteger do sol ou água salgada e o visual também não será o que estamos acostumados a encontrar por aqui.

A equipe do site está acompanhando a reforma completa de um HPE25 carioca de 7 anos de uso e que voltará a navegar “novinho em folha” dentro de algumas semanas. A obra está acontecendo no Rio de Janeiro, durante este mês de Fevereiro, e sendo realizada por Paulo “Gordon” Kunze e  equipe. (+ informações aqui) que colaborou com o envio de fotos e informações.

“O barco foi todo desmontado no Iate Clube, e preparado para ser levado ao local escolhido para a obra. O início do processo inclui a desmontagem de todas as ferragens com o devido cuidado para não perder ou estragar nada. A obra só acaba quando o barco é devolvido pro dono do jeito que foi prometido.” ressalta.

Desde já nos desculpamos com os leitores pela qualidade das imagens, lembrando que é um ambiente pouco propício para fotos e bastante empoeirado. As fotos estão em ordem cronológica e o resultado final virá em um post na próxima semana. Boa leitura!

Scheidt e Prada comemoram 50ª conquista da dupla no Campeonato Paulista de Star

Fonte: Local Comunicação

Robert Scheidt e Bruno Prada trocaram o carnaval pelo Campeonato Paulista de Star, como etapa de treinamento para a Olimpíada de Londres. O resultado foi o melhor possível: nesta segunda-feira (20/2), na represa de Guarapiranga, mesmo lugar onde começaram a velejar, os melhores do mundo alcançaram a sua 50ª conquista juntos. É também o terceiro título dos dois em 2012 (Semana de Miami, Semana Brasileira de Vela e Paulista).

Scheidt e Prada venceram as seis regatas da competição, disputada no Yatch Club Paulista com a presença de 13 barcos. Mais uma vez, os ventos fracos predominaram, com velocidade que variou entre 5 e 8 nós.

 

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