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Ben Ainslei lança campanha para a America`s Cup

Fonte: Náutica Online

Ben Ainslei, três vezes medalhista de ouro olímpico, anunciou sua participação na próxima America`s Cup World Series, circuito mundial que antecede as finais da America`s Cup. Inicialmente a equipe não vai lutar pelo título da 34ª edição do troféu em disputa mais antigo do mundo. A ideia é outra: Ben Ainslei vai se juntar à tripulação do time defensor, o Oracle Racing, nas disputas finais da taça. Será a primeira vez que uma equipe entra na competição sem pretensões de lutar pelo título.


Marinha do Brasil intensifica fiscalização durante Operação Verão nos estados da região Sul do País

Fonte: Marinha do Brasil

Com a finalidade de fiscalizar embarcações em todo o País, como também orientar a população sobre a importância da salvaguarda da vida humana no mar, a Marinha do Brasil, representada pelo Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), iniciou no dia 19 de dezembro de 2011 a Operação Verão 2011/2012, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O término da Operação está previsto para o dia 16 de março.


Durante as ações, os militares fiscalizam, entre outros pontos, o excesso de lotação das embarcações, disponibilidade de coletes salva-vidas e sinalização.

A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul (CPRS) vem realizando ações de Inspeções Navais e de Presença nas diversas localidades de balneabilidade e concentração de embarcações de esporte recreio nas regiões de praias e no interior do Estado, sendo as mais frequentes a Região da Praia do Cassino, Lagoa dos Patos e Molhes da Barra, na cidade do Rio Grande; Praia do Mar Grosso, no Município de São José do Norte; Praia do Laranjal e Canal de São Gonçalo, em Pelotas; além dos Municípios de São Lourenço do Sul, Tapes e Arambaré. Na região da Lagoa Mirim, estão sendo fiscalizadas as cidades de Santa Vitória do Palmar e Jaguarão, entre outras.

Navio encalhado se parte em dois na Nova Zelândia

Fonte: G1

Uma forte tempestade partiu em dois um navio cargueiro que estava encalhado em um coral na Nova Zelândia desde outubro, reforçando os temores de um derramamento de óleo.


Quando o navio, Rena, encalhou no coral de Astrolabe no dia 5 de outubro com 1.733 mil toneladas de óleo, 350 toneladas vazaram. Quase 2 mil pássaros foram mortos, no que se considerou o maior desastre ambiental da Nova Zelândia. O capitão e outros oficiais que comandavam o navio foram indiciados pelo acidente.

Empresário restaura lancha do ex-presidente Juscelino Kubitschek

Fonte: Revista Náutica Online

O empresário do setor náutico Gerard de Souza já investiu R$ 80 mil na reforma de Gilda, a mítica lancha de 46 pés que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, e que se encontrava abandonada em um terreno à margem do Lago Paranoá, em Brasília.

 

Mas, até hoje, não conseguiu por o barco na água, agora por falta de referências sobre a decoração original da histórica embarcação. Por isso pede ajuda:

A Gilda vai voltar a navegar?
Pode apostar que sim! Já restauramos todas as madeiras que estavam podres ou danificadas, e arrumamos os dois motores diesel, que estavam fundidos e travados. Agora, só falta a calafetagem e a pintura do casco, além da decoração da cabine, o que está sendo bem difícil.

Por quê?
Porque faltam referências originais da época da JK. Mesmo ele sendo um presidente e a lancha bem famosa naquela época (foi uma das primeiras a navegar no Lago Paranoá, por exemplo), não há fotos nem registros de como ela era por dentro. O objetivo é deixá-la como na época em que navegava.

Gerard não sabe quem pode ajudar, pois ainda não conhece ninguém que tenha essas referências do interior da Gilda. Então qualquer informação é bem-vinda.

E-mail para contato: atendimento@villanautica.com.br

Artigo: Lars Grael, Pré-Olímpica de Vela - O Suicídio do Elefante

Fonte: Blog do Lars

No início dos anos 80, a Semana Pré-Olímpica de Vela viveu seu apogeu.

A CBVM sob o comando de Eduardo Souza Ramos e com apoio da Atlântica Boavista e Bradesco, promoveu o mais relevante evento anual de Vela de Alto Rendimento no país.


As classes olímpicas reuniam de 15 a 30 barcos em cada classe e conviviam em regatas de altíssimo nível, contra os melhores do mundo, alguns, lendas do Iatismo como: Melges; Ullman; Smyth; Doreste e tantos outros.


A Pré-Olímpica visava elevar a quantidade e qualidade da Vela Olímpica Brasileira. Este movimento, desencadeou as 12 medalhas que a Vela Brasileira obteria nos jogos seguintes.


O objetivo não era de burocraticamente indicar o melhor do Brasil para correr no exterior e este voltar defasadamente superior aos demais. O objetivo era trazer o mais alto nível e disponibilizar o conhecimento para todos. Algo mais plural e includente.


Na classe Tornado por exemplo, na edição de 1983 da Semana Pré-Olímpica, tinha 1 dupla americana (campeã mundial); 3 duplas austríacas (1 campeã européia); 1 alemã; 4 argentinas e 11 barcos brasileiros. Ficar na 5a colocação, causou-me o maior orgulho e incentivo. Hoje a Pré-Olímpica reúne de 1 a 5 barcos e apenas 1 receberá a benécie das verbas públicas e da confederação.


Graças a esta visão de futuro, pude absorver conhecimento do americano Randy Smyth (campeão mundial de 1982 e 1983), e conquistar a vaga para minha primeira olimpíada em 1984.


Pelos critério atual, nunca teria chegado lá...


Em 2010, a CBVM decidiu aprovar uma mudança na regra de forma a proteger os interesses dos membros da Equipe Permanente de Vela Olímpica - EPVO. A eliminatória começaria pelo mundial da ISAF em Perth (Australia). O melhor brasileiro que classificasse o brasileiro lá, ganharia um ponto.


O segundo e derradeiro ponto, viria da atual moribunda Semana Pré-Olímpica de Vela que ocorrerá em fevereiro de 2012 em Búzios. Caso houvesse empate, o desempate viria de um terceiro evento no exterior.


Ora, num país com mais de 8 mil km de costa, fazer eliminatória da Australia (não poderia ser mais longe?), é no mínimo um casuismo. Isto por um acaso é esporte de inverno que tem que fazer seletiva olímpica nos alpes suiços? No mínimo um casuismo, ou, um jogo de cartas marcadas.


Marcadas porque somente o membro da EPVO iria para a Australia com tudo pago, técnico e barco novo. O princípio da competitividade, parte do pressuposto da isonomia de chances entre os concorrentes no certame.


Se um mortal mandasse às suas próprias expensas seu barco para a Australia, não teria seu próprio barco para a seletiva em Búzios. Esperto né?


O critério foi aprovado numa reunião durante a Semana de Weymouth na Inglaterra entre a direção da CBVM e os próprios membros da EPVO. Aprovado ainda à revelia do Conselho Técnico que fiz parte e me desliguei.


Não condeno os velejadores que apenas buscam o melhor para si. Lembra a realidade da política brasileira. Quem tem um benefício, trata de defendê-lo. Quem não tem, reclama.


Um político mineiro certa vez ironicamente definiu o conceito de uma negociata: "um grande negócio ao qual você não foi chamado a participar..." Certo? Tá errado!


A CBVM deveria ser muito mais do que um escritório de administraçào dos interesses da equipe permanente de Vela.


A Pré-Olímpica de 2012 poderia ser sensacional colocando, por exemplo, na raia uma disputa eletrizante entre Scheidt, Torben Grael, Lars Grael, Alan Adler e outros velejadores não menos expressivos.


Jamais questionaria a supremacia da dupla Scheidt / Prada de longe a favorita. Simplesmente a melhor do mundo. Eles provavelmente ganhariam com brilhantismo.A eles, nossa admiração e torcida.


Da forma que foi feito, a disputa não ocorrerá. A CBVM conseguiu eliminar nossa motivação antes do evento. Uma pena!


A Pré-Olímpica vai ser um desfile de pré-classificados com exceção de uma disputa quente entre 2 barcos na classe 470 feminino.


Tomara que a mentalidade mude. Londres já chegou e torceremos para nossa equipe brasileira de qualquer jeito!


A Vela Brasileira atingiu supremacia continental nos panamericanos de 2007 e 2011 e isto lastreia a filosofia que impera no Brasil, que o fim justifica os meios.


Preocupo-me com o futuro e com a falta de renovação. Ninguém quer ser azeitona da empada dos outros no atual formato da Pré-Olímpica.


Pensemos em mudanças. Pensemos em 2016, 2020...


Bons Ventos,

Lars Grael

Semana de Clássicos Rolex Cup 2012 na Argentina

Fonte: Site YCA

A Asociação Argentina de Veleiros Clássicos vai realizar a Semana de Clássicos Rolex Cup 2012 entre 25 e 27 de janeiro. A competição faz parte do Circuito Atlántico Sur Rolex Cup 2012. Acesse aqui o aviso de regata.


Veleiros da Ilha abre inscrições para Rally Náutico

Fonte: Imprensa ICSC

Estão abertas, de 7 a 19 de janeiro, as inscrições para o Marine Boat Rally (VII Rally Náutico de Florianópolis). A competição acontece no dia 21 de janeiro, com a largada programada para as 10h, nas proximidades do Píer da Beira Mar Norte. Poderão participar sócios do Iate Clube Santa Catarina Veleiros da Ilha - ICSC, sócios de entidades coligadas e convidados, até o limite de 40 embarcações. O valor da inscrição é de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) por embarcação, já incluído as festividades para comandante, navegador e dois tripulantes convidados. O Evento é caracterizado como passeio de precisão náutica, visando à confraternização entre os adeptos do esporte de regularidade e amantes do mar.

Após conquista do brasileiro de 470, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan voltam aos treinos

Fonte: Final Sports

As velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan aproveitaram o último final de semana para saborear a conquista de mais um título do Campeonato Brasileiro da classe 470. Este foi o quarto da dupla, que venceu 5 das 8 regatas da competição realizada em Porto Alegre, RS.


Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram o Brasileiro de 470

Fonte: Imprensa Jangadeiros

O Clube dos Jangadeiros realizou o Campeonato Brasileiro da Classe 470 nesta semana. O título ficou com a dupla Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan. No segundo lugar ficaram Fabio Pillar/Gustavo Thiesen, seguidos de Atila Pellin/Juliano Mallmann em terceiro e no quarto lugar Geórgia Rodrigues/Amanda Rodrigues Silva, todos do Clube dos Jangadeiros. A competição contou com as quatro equipes foi realizada em oito regatas na raia da Tristeza.