XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica começa no fim de semana




XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica começa neste fim de semana e deve receber mais de 40 veleiros no litoral norte paulista

Por ZDL Comunicação

Ilhabela (SP) - O Yacht Club de Ilhabela (YCI) recebe neste fim de semana os principais veleiros de oceano do País para a disputa da primeira etapa da Copa Suzuki Jimny de 2012 / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica, que começa no sábado (17) e vai até o dia 24. A competição terá seis classes nas raias, incluindo as tradicionais ORC, BRA-RGS, RGS-Cruiser e HPE25. Entre as categorias mais novas estarão as C30 e M24.5. A organização espera contar com mais de 45 embarcações na estreia da temporada.

fram_m

Algumas equipes usaram os últimos dias em Ilhabela para testar regulagem de velas e treinar as tripulações para o campeonato, que terá ao todo quatro etapas. O Hélio II - Hospital Sírio Libanês, por exemplo, campeão da BRA-RGS Cruiser, foi para a água no sábado (10) para ganhar mais ritmo e chegar pronto para defender o título.
"A previsão é que as regatas sejam cada vez mais acirradas, já que as tripulações evoluíram. Vamos brigar pelo título e, por isso, todos os ajustes antes de começar as provas são necessários. É preciso entrosar o grupo e colocar em prática os materiais", explica o comandante Marcos Lobo. Os integrantes do O Hélio II - Hospital Sírio Libanês tiveram uma aula de regulagem de vela com o experiente Paulo Henrique Tinah.
Novato na classe BRA-RGS A com um Wind 34, o BL3 terá o mesmo esquema dos anos anteriores. O grupo será comandado por Clauberto Andrade e mais sete tripulantes formados pela escola de vela em Ilhabela. "A política de pés no chão continua. Vamos com um time motivado e com chances de brigar com os favoritos. A turma está confiante, já que são novas manobras e regulagens. A promessa é evoluir nas quatro etapas da Copa Suzuki Jimny", assegura.
Em 2011, o Fram (Felipe Aidar) foi o campeão da BRA-RGS A superando o Jazz (Valéria Ravani) na tabela. O BL3 foi vice-campeão na BRA-RGS B e o título ficou com o Palmares (José Romariz Filho). As regatas deste ano estão marcadas para as 12 horas durante os quatro dias de estreia da competição.

Inscrições -
As inscrições custam R$ 80,00 / tripulante (exceto Tripulante-Mirim, que é isento da taxa de inscrição) e devem ser feitas até a véspera da regata inicial. A organização informa também que a estadia no YCI para os veleiros que não são da cidade está liberada de sábado (10) até o dia 1º de abril.
Os velejadores podem acessar o aviso de regata no site do YCI (www.yci.com.br) ou solicitando informações pelo telefone (12) 3896-2300, com Paulo Lamblet ou Mayara.

A Copa Suzuki Jimny / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da Ser Glass. Os apoiadores são Brancante Seguros, Ancoradouro, Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião e Prefeitura Municipal de Ilhabela.