Opinião: Hélio Viana, Ponto para a Marinha

Fonte: Blog MaraCatu, Hélio Viana

A Marinha do Brasil tem 30 Normas da Autoridade Marítima, a famosa NORMAN, cada uma tratando de um assunto especí­fico. A NORMAN 03 é a bíblia do navegador de esporte e recreio que quer estar legal no mar.

As últimas alterações na NORMAN 03 foram publicadas na Portaria nº 263/2011, que estabelece que a partir de julho de 2012 o candidato a Arrais deverá ter 10 horas de prática. Vai ser como fazer autoescola para tirar a carteira de habilitação para conduzir automóveis. Já para pilotar jet ski o candidato terá que ter, no mínimo, 4 horas de prática para se habilitar na nova categoria de Motonáutica. Como para conduzir motocicletas no asfalto.

Na prática a Marinha instituiu a prova prática, só que aplicada por escolas credenciadas. Boa nova em face da calamidade de acidentes no mar dos últimos meses, principalmente os que envolveram jets? Só para citar os dois últimos: o óbito da pequena Grazielly, de apenas 3 anos, na praia de Guaratuba, em Bertioga, e de um garoto de 9 anos na represa Billings, em Ribeirão Pires, no ABC paulista. Saberemos depois do segundo semestre.

Mas mudando o rumo da prosa: a partir de agora não é mais necessário dispor de artefatos pirotécnicos quando em navegação interior, exceto para embarcações de grande porte (que para a Marinha são as que têm de 23 metros pra cima). Ótimo, nunca gostei de navegar no quintal de casa com explosivos a bordo. Outra mudança interessante é que o atestado médico para a renovação da carteira de amador pode ser substituído pela Carteira de Habilitação do DETRAN. Como diz um amigo cruzeirista, “e ainda tem gente que vive criticando a Marinha, que é um exemplo de evolução na aplicação da burocracia”.