Torben Grael: Sem Star na Olimpíada do Rio, é hora de pendurar as chuteiras
Antonio Alonso Jr, da Revista Náutica
A decisão de manter a classe Star fora da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016, pode selar o fim da carreira olímpica de Torben Grael e a de seu parceiro Marcelo Ferreira. "Não é uma surpresa, é apenas uma confirmação da decisão do ano passado. Nosso objetivo agora é fazer uma boa campanha com vistas ao ano que vem. 2016 ainda está longe, mas sem a Star aqui no Rio, é porque chegou a hora de pendurar as chuteiras mesmo", disse Torben Grael.
Marcelo Ferreira, proeiro de Torben desde os Jogos de Seul, em 88, tem uma postura parecida. "Já estamos numa campanha difícil para o ano que vem, não dá pra dizer que estaremos lá. Sem a Star nos Jogos do Rio, não tem a menor chance de eu fazer campanha olímpica em qualquer outra classe". Tanto Torben quanto Playboy deixaram claro que a decisão foi política, e não técnica. Desde que o Comitê Olímpico Internacional obrigou a Isaf, federação internacional de vela, a diminuir o número de medalhas de 11 para 10, os debates para decidir qual classe ficará de fora têm sido intensos. Primeiro foi o Tornado, único multicasco do programa olímpico. Agora, foi a vez da Star, a classe mais tradicional e que está nos Jogos desde 1932.
Torben e Marcelo sabem que ainda existe uma chance de a classe voltar ao programa. "Isso não depende mais da Isaf. Essa decisão depende de o Brasil, como país-sede, conseguir que a Vela tenha 11 e não 10 medalhas", contou Torben. Essa é a esperança de muitos velejadores, e o único caminho atualmente visível para recolocar a Star no programa olímpico.
Além de ser a classe onde velejam Torben Grael e Robert Scheidt, os maiores nomes da Vela brasileira, a Star deu medalhas ao Brasil em todas as Olimpíadas desde 1988, com exceção de Barcelona ´92. O Brasil é uma das grandes potências mundiais da classe, que é também a preferida de grandes velejadores de America´s Cup e Volta ao Mundo. No último Mundial, disputado no Rio, o Brasil colocou quatro duplas entre as 10 melhores do mundo.