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Zeus vence primeira etapa da Copa Catarinense de Veleiros C30

Fonte: ICSC

Com duas vitórias e um segundo lugar, o veleiro Zeus, de Inácio Vandressen, venceu na tarde deste sábado a primeira etapa da Copa Catarinense de Veleiros C30. As três regatas barla-sota foram realizadas na raia da baía sul sob ventos fortes que provocaram o abandono de dois dos quatro veleiros logo no início da última regata da série. O Kaikias, de Rogério Capella, teve a vela mestra rasgada na montagem da primeira boia e a tripulação do Katana teve problemas logo após a segunda montagem, na mesma regata.


Na primeira prova a supremacia foi do Zeus, que aproveitou melhor uma forte rondada de sul para sudoeste e apontou para a primeira boia com apenas uma cambada. A distância obtida sobre os adversários foi suficiente para não ser incomodado até o final da regata. O Katana, único barco a optar pelo lado direito da raia, foi o grande prejudicado pela mesma rondada que colocou o Zeus “na cara do gol”. O Juiz Marcelo Gusmão, que fez juria na água, corrigiu a raia durante a o popa, devolvendo o barla-sota aos velejadores nas duas pernas finais. O Corta Vento, segundo a montar a primeira marca, foi ultrapassado pelo Kaikias no segundo popa e cedeu o terceiro lugar para o Katana durante uma luta de jaibes, já quase sobre a linha de chegada.

Brasileiros lideram Circuito Atlántico Sur

Fonte: Murillo Novaes

Os brasileiros do V8 Nitro (antigo Ventaneiro) estão liderando a classe ORC Internacional A do Circuito Atlántico Sur. A categoria tem oito inscritos, dentre eles o Tembó Guaçú, também do Brasil, que ocupa a quarta posição. O evento, disputado em Punta del Este, no Uruguai, é um dos mais tradicionais da vela oceânica sul-americana. Quem também está bem na competição é o Orson Mapfre, que ocupa a segunda colocação na série B. O líder é o argentino Bachajo.


Esta sexta-feira foi dia de folga para os velejadores, que disputaram uma regata de percurso médio na quinta. O Circuito La Barra teve como ponto de partida e chegada a cidade de mesmo nome, com um percurso total de 23 milhas. Neste final de semana as regatas recomeçam, com percursos barla-sota.

Os resultados completos podem ser vistos clicando aqui.

XI Rally Náutico do Iate Clube da Barra do Una será realizado em fevereiro

Fonte: Revista Náutica Online

O XI Rally Náutico do Iate Clube da Barra do Una acontece dia 10 de fevereiro (no domingo de carnaval), no litoral Norte de São Paulo.

A região da competição é um dos principais centros turísticos do Estado de São Paulo compreendendo as praias de Barra do Una, Juquehy, Barra do Sahi, Baleia e a Ilha de Montão de Trigo. São áreas ainda preservadas da mata atlântica e que guardam cenários naturais indescritíveis.


Nesta região de belas paisagens foi fundado em 1963 o Iate Clube da Barra do Una.

E o Rally Náutico do Iate Clube da Barra do Una é a mais tradicional prova esportiva de motonáutica do litoral norte de São Paulo. Sua realização, promovida pelo Iate Clube da Barra do Una, e compartilhada pela indústria de turismo local, envolve o apoio da Prefeitura e dos principais hotéis e restaurantes da região.

Além dos objetivos esportivos o X Rally Náutico terá um caráter beneficente com um “pit stop” na ilha de Montão de Trigo, onde cada um dos participantes deverá entregar, na escola da ilha, um vale cesta básica para a comunidade local.

Modo de pilotar pode afetar motor do barco

Fonte: Revista Náutica

A motorização é a parte mais diretamente afetada pelo jeito de pilotar. Por isso, a primeira providência, antes mesmo de sair com o barco, é deixar o motor funcionando por cerca de cinco minutos. Isso fará o óleo lubrificante aquecer até a temperatura correta de funcionamento. Na volta, faça o mesmo: pare o barco e deixe o motor funcionando por outros cinco minutos, em marcha lenta, antes de desligá-lo. Assim, todo o sistema voltará à temperatura normal de uso, preservando as propriedades lubrificantes do óleo.

Charitas promove regata em homenagem ao Comandante José Fernando Ermel

Fonte: Murillo Novaes

Neste domingo, o Clube Naval Charitas fará regata em homenagem ao Comandante José Fernando Ermel, falecido no final do ano passado. Estão convidados os barcos das classes ORC, RGS, Clássicos, Brasília 32 e Bico de Proa. Não serão cobradas taxas de inscrição.



Ermel à direita, com Adriana Kostiw

Uma história que merece ser contada - O Comandante Ermel entrou para Marinha em 1960, no Colégio Naval, e foi da turma de 1964 na Escola Naval. Teve incentivo do seu tio, que dizia que seria muito divertido tripular barcos a vela e navios, brincaria trabalhando e ainda receberia por isso. Um dos seus grandes companheiros na Marinha foi o seu irmão mais novo Fred, sendo ele de uma turma abaixo. Foi da equipe de vela, natação e pólo aquático. Tudo para fugir do estudo obrigatório.

Após a Escola Naval, serviu no rebocador Tridente, o que lhe deu várias habilidades marinheiras. Seguiu como mergulhador de combate, escafandrista e submarinista. “Ele dizia que o submarino era o melhor lugar para estar num estado de guerra… pois ficaria paradinho no fundo sem ninguém saber onde ele realmente ele está”, lembrou Ricardo Ermel, filho do Comandante.
Criado em Niterói, ficava olhando os barcos velejando com intenso amor. Quando guri, trocava limpeza de fundo, e pinturas nos cascos em madeira por velejadas. Quando entrou para o Colégio Naval se aperfeiçoou. Espelhava-se no seu amigo Robinson Hasselmann – “Tio Bill”, e como adversários respeitados os Irmãos Schmidt, Ivan Pimentel, Gastão Brun, Ralf Rosa, Erico Albuquerque entre os grandes nomes da época.
Sem dúvidas uma de suas principais características era gostar de desafios. Praticou alpinismo, surf, vôo livre, mergulho, vela… Sentia-se confortável na água, onde ele dominava. A música o atraia. Adorava musica clássica e blues. Tocava piano, flauta e gaita. Treinava muito procurando a perfeição. “Um dia tocou tanta gaita continuamente que teve um infarto. Estava registrando uma marca de 8 horas diárias”, conta Ricardo.

Nos últimos anos dedicou-se a sua embarcação a Traineira Guaiuba, a qual usava para saídas de mergulho recreativo e pescaria.
Como técnico afirmava que para ser um grande competidor de vela, não bastava ser um ótimo velejador, mas precisaria também dominar as regras para que elas servissem para auxiliar na tática de regata. Por esse motivo ensinava e focava as regras de regatas. Quando parou de dar aulas, julgava. Tornou-se um grande árbitro. Seu diferencial no julgamento era explicar o que o velejador tinha feito de errado. Sempre procurava entender bem a situação e perceber quem estava querendo se beneficiar. Nos últimos tempos exerceu a função de Assessor de Regras e Arbitragem de Regatas do Clube Naval Charitas.

Famoso por colecionar histórias interessantes, uma merece grande destaque. Aconteceu quando ele comandou a Base Brasileira na Antártica. Contrariando a ordem do Almirante, que o tinha proibido de voar naquele continente, embarcou e escondeu sua Asa Delta no Barão de Teffé. No dia de Natal de 1985 o golpe foi descoberto, ao entrar na fonia para desejar um bom natal aos tripulantes da base o operador de rádio comentou que o comandante não poderia responder pois a tripulação estava recebendo o Papai Noel de Asa Delta.

José Fernando Ermel casou-se em 1969 com Luiza Helena Nunes Ermel. Teve Dois filhos, Ricardo Nunes Ermel e Roberto Nunes Ermel. Teve três netos: João Victor, filho de Ricardo; Pedro e Beatriz, filhos de Roberto

ABVC apresenta o programa do Cruzeiro Costa Sul 2013

Fonte: ABVC

O Cruzeiro Costa Sul é um cruzeiro em flotilha, organizado pela ABVC (Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro) de dois em dois anos, sempre nos ímpares. O principal objetivo é levar veleiros de comandantes iniciantes integrados com outros, de maior experiência, pela costa sul até Santa Catarina, com segurança.

O trajeto prevê a saída do Rio de Janeiro, passando por Ubatuba, Ilhabela, Santos, Canal do Varadouro, Paranaguá, São Francico do Sul, Joinville, Itajaí, e Jurerê. A largada é dia 2 de março, com chegada prevista em Floripa para o dia 18 de março. Logo depois, em junho, acontece por lá o Encontro Nacional da ABVC, com apoio do Iate Clube Veleiros da Ilha, que têm desenvolvido cada vez mais a vela de cruzeiro no clube.

A novidade no CCS 2013 é que embora mantendo o mesmo roteiro dos anos anteriores, foi incluída a opção para velejadores mais experimentados, de uma ida e volta a cidade do Rio Grande, com uma velejada na Lagoa dos Patos. Até lá, a flotilha terá a companhia de dez veleiros argentinos que participaram do Crucero de la Amistad de 2012 e estão voltando a Buenos Aires. Há, portanto, a possibilidade (limitada a um número reduzido) de alguns participantes do CCS seguirem com esta flotilha, de Rio Grande a Buenos Aires.

Você pode ver mais detalhes e saber como participar no site da ABVC

Volvo Ocean Race terá duas paradas no país

Recife, capital do estado de Pernambuco, fará sua estreia como cidade-sede da próxima edição da Volvo Ocean Race. A terra do frevo será a primeira parada da edição 2014-15 da Volta ao Mundo e terá também um barco para a disputa. Os veleiros, chamados Volvo 65, partem de Alicante, na Espanha, no segundo semestre do ano que vem, para uma aventura pelos mares do mundo. A maior regata do planeta desembarca no Nordeste do Brasil em um ano especial, que terá a Copa do Mundo de futebol.


Copa de Estreantes de Optimist revela talentos da vela nacional

Fonte: ZDL

A abertura do Campeonato Brasileiro de Optimist foi concluída em grande estilo no Yacht Club de Santo Amaro (YCSA). Mais de 50 crianças de 7 a 15 anos tiveram a primeira oportunidade de competir em um evento de alto nível na Copa de Estreantes. Sem se importar com o clima ruim dos últimos dias, principalmente a forte chuva que caiu na zona sul de São Paulo nesta quarta-feira (16), meninos e meninas participaram de seis regatas e o campeão de 2013 foi João Victor Barini Ramos, do Clube Naval Piraquê, do Rio de Janeiro (RJ). No feminino, a atleta com melhor desempenho foi Daniela Luz, do Iate Clube do Rio de Janeiro (RJ).

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Schaefer Yachts leva linha Phantom para o Boat Xperience, no Guarujá

Fonte: Palavra Com

O Salão Náutico do Guarujá – 5º Boat Xperience – praticamente inaugura o calendário de eventos náuticos em 2013. Para a proxima edição, programada entre 23 e 27 de janeiro, na Marinas Asturias, no Guarujá, o estaleiro catarinense Schaefer Yachts vai levar ao evento alguns dos barcos mais desejados de sua linha. Estarão expostas duas unidades da Phantom 300 (30 pés), maior sucesso comercial da empresa, uma Phantom 500 HT, uma Phantom 500 Fly (ambas de 50 pés) e uma Schaefer 620, de 62 pés - a mais festejada no último São Paulo Boat Show.

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Promovida pela revista Boat Shopping, a feira traz novidades de diversos setores da produção náutica, entre elas lanchas, jets, motores e acessórios. Além de conferir os festejados modelos da marca, os interessados em adquirir um barco poderão realizar test-drive e também conhecer de perto a qualidade e a excelência dos modelos da Schaefer Yachts. O evento é considerado o maior salão outdoor de São Paulo e tem nos test-drives seu maior destaque.


Níveis do Delta do Jacuí são divulgados em tempo real no site da SPH

Fonte: SPH

Já está no site da Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) a leitura em tempo real do nível do Delta do Jacuí. A inforação é captada através de um linígrafo instalado junto à régua da Praça da Harmonia, no Cais Mauá. O equipamento se destina a registrar a variação do nível da água de rios e lagos e será utilizado pela SPH para o levantamento hidrográfico da Divisão de Estudos e Projetos (DEP/ SPH). Este levantamento, segundo os técnicos da autarquia, é fundamental para a manutenção das condições das hidrovias.

Solitários da Vendée Globe deverão terminar a volta ao mundo em menos de 80 dias

Fonte: Murillo Novaes

Os corajosos velejadores solitários da Vendée Globe já estão no mar há 66 dias e o líder François Gabart já cruzou novamente a linha do Equador. Ele estabeleceu um novo recorde para a competição, baixando o tempo em pouco mais de cinco dias.


Velejando neste ritmo, a previsão é que os primeiros colocados terminem a volta ao mundo em menos de oitenta dias, entre os dias 26 e 28 de janeiro. O atual recorde é de 84 dias.

Enquanto o jovem Gabart amplia cada vez mais a distância para Armel Le Cleac’h, segundo colocado (já são quase 130 milhas), Mike Golding segue subindo na tabela. Nesta terça-feira ele ultrapassou Jean Le Cam e agora ocupa a quinta colocação.


Dupla Martine Grael e Kahena Kunze disputam o Norte Americano de 49er FX

Fonte: Velassessoria

O ano começa agitado para a dupla Martine Grael e Kahena Kunze. As duas embarcam hoje, terça-feira (15/01), para Miami, onde disputam no próximo final de semana, 19 e 20, o Norte Americano de 49er FX. Logo emseguida, entre os dias 26 de janeiro e 2 de fevereiro elas encaram a segunda etapa da Copa do Mundo de Vela, competição que reúne as dez classes olímpicas. Esta será a estreia da dupla em campeonatos internacionais na nova classe.

 


No último ciclo olímpico, Martine fez campanha na classe 470 ao lado da medalhista de bronze em Pequim, Isabel Swan, quando ficaram em 8º geral no Mundial unificado da Isaf, em Perth, e classificaram o Brasil para os jogos de Londres 2012. Para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro a filha mais nova de Torben Grael decidiu trocar de parceira e de barco. Apesar de ainda estar se adaptando ao 49er FX, a dupla já está bastante entrosada. Martine e Kahena são bastante amigas e conquistaram juntas, em 2009, o título do Mundial da Juventude da Isaf na classe 420.