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Extreme Sailing Series confirma vinda ao Brasil e traz as velas mais velozes do mundo

Fonte: Revista Náutica Online

A Extreme Sailing Series, competição mais veloz da vela mundial, confirmou sua segunda vinda ao Brasil. A oitava - e última - etapa da temporada será na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, nos dias 14, 15, 16 e 17 de novembro. Os veleiros de dois cascos são conhecidos como 'voadores' pela alta velocidade que atingem. Eles podem chegar até 30 nós - mais de 60km/h.



Para o evento será montado um Race Village em frente ao Trapiche da Beira Mar Norte - avenida Rubens de Arruda Ramos e Praça de Portugal -, com a intenção de tornar o local uma arena de vela. Nela, o público terá o privilégio de estar muito perto das embarcações e poder conferir todas as manobras dos bólidos a poucos metros de distância.

Os catamarãs Extreme 40 possuem 40 pés de comprimento (12 metros), são fabricados em fibra de carbono e levam a bordo cinco tripulantes, mais um convidado. Como são todos idênticos e concorrem em percursos curtos, há a necessidade de as equipes serem extremamente táticas, o que traz ainda mais emoção para o público. Tudo isso foi pensado e idealizado para favorecer o espectador, o que não acontece em outras competições de vela.

Mark Turner, presidente executivo da OC Sport, organizadora mundial da competição, está confiante de que a etapa de Florianópolis seja uma ótima final de campeonato: "Florianópolis preenche todos os requisitos necessários para se fazer um grande evento e não há dúvida de que será um local espetacular para encerrarmos nosso sétimo ano de competição.", declarou.

Outro ponto positivo para o público é a visualização do que acontece na raia ser simples: vence aquele que chegar na frente. Haverá um locutor narrando a prova, explicando cada detalhe técnico da regata. Outra novidade é a presença de uma tripulação nacional, que vai se juntar a outras equipes internacionais para compor a flotilha de oito embarcações. Os detalhes da equipe brasileira ainda são segredo e devem ser anunciados em breve. Serão até oito regatas por dia, todos velejando contra todos, e as regatas finais, no domingo, terão transmissão, ao vivo, pela TV.

A competição esteve pela primeira vez no Brasil no ano de 2012, numa etapa realizada na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Esse ano também teve participação de uma equipe brasileira, naquele caso comandada pelo bicampeão olímpico Torben Grael. Esse ano a escolha foi Florianópolis, região Sul do Brasil, mas a cidade tem tudo para evitar que haja saudades do Rio. Famosa por suas 42 praias de areias brancas espalhadas por uma costa de 33 quilômetros de extensão, vai além da vocação náutica, especialmente a vela.

A secretária de Turismo da cidade, Maria Cláudia Evangelista, conta com a beleza das velas para somar na já tradicional beleza da capital catarinense. "É uma honra acolher esta competição mundial de vela. Nossa cidade, cercada por água, vai ficar ainda mais bonita com a flotilha de barcos extremamente velozes".

A última etapa deste ano, em agosto, em Cardiff, País de Gales, foi acompanhada por um público de 120 mil fãs. Na classificação geral da temporada, depois de cinco etapas disputadas entre as sete previstas, a liderança é do The Wave Muscat, com 46 pontos, seguido pelo time suíco Alinghi, com 45 e o Red Bull, com 37 pontos.

O Extreme Sailing Series é um circuito mundial que pertence a OC Sport, com patrocínio da Land Rover. A organização da etapa brasileira está sob a responsabilidade da Mais Brasil Esportes, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

ARTIGO: NÃO ao IPVA para embarcações

Fonte: Almanáutica

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A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 140/2012) que trata da cobrança de impostos para veículos aéreos e aquáticos apresentada pelo Deputado Assis Carvalho (PT do Piauí) encontra-se em tramitação e aguardando a criação de uma comissão na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Na esteira das decisões políticas visando a aumento da arrecadação de impostos, ela pretende alterar a Constituição Federal para permitir aos estados a cobrança do IPVA sobre aviões e embarcações.

A matéria já foi objeto de discussão no STF em maio de 2002. Na época, a tentativa de impor o tributo era a mesma, mas sem a alteração constitucional e o Supremo vetou porque o IPVA (imposto sobre veículos automotores) é um sucessor da antiga TRU (Taxa rodoviária Urbana) e voltada apenas para veículos automotores terrestres. Agora, entretanto, com a tentativa de mudança da Constituição a manobra política poderá tornar a cobrança viável. O tema, que vem sendo defendido por alguns como sendo de “interesse popular” na verdade revela a ignorância sobre o uso dos veleiros. Sendo o IPVA um imposto para “veículos automotores”, jamais poderia incidir sobre um veleiro, movido eminentemente por vento. Num veleiro, o motor é apenas auxiliar em manobras quando da atracação/desatracação ou em emergências causadas pela falta de vento.

Não é cabível mais um imposto sobre as embarcações produzidas no Brasil, que já tem uma carga tributária elevada e tem acarretado prejuízo junto a estaleiros, navegadores, trabalhadores das pequenas empresas e, por consequencia, beneficiando a indústria estrangeira e as importações.

Rio de Janeiro é eleito sede da Conferência Mundial de Marinas de 2016

Fonte: Revista Náutica Online

No centro das atenções do planeta no momento, o Rio de Janeiro receberá mais um grande evento mundial nos próximos anos. Além da Copa do Mundo de 2014 e sede dos jogos Olímpicos de 2016, a capital carioca também será a cidade sede da Conferência Mundial de Marinas - World Marina Conference - WMC, o ponto de encontro dos maiores especialistas em Marinas do mundo, também em 2016. A decisão foi tomada pelos membros do Grupo de Marinas do ICOMIA (Conselho Internacional das Associações de Indústrias Náuticas), no último sábado (19). A candidatura brasileira foi apresentada em conjunto pela ACOBAR (Associação Brasileira de Construtores de barcos e Seus Implementos) e pelo Instituto de Marinas do Brasil.

A conferência está programada para Abril de 2016 e reunirá mais de 300 profissionais especializados no desenvolvimento de marinas do mundo inteiro, em três dias de discussão sobre tendências e o futuro das marinas e estruturas de apoio náutico.

Segundo o presidente do Instituto de Marinas do Brasil e membro do Grupo de Marinas do ICOMIA, Claudio Brasil do Amaral, a realização do WMC 2016 no Rio promete se tornar um marco no desenvolvimento do turismo náutico brasileiro, já que o evento recebe os maiores especialistas do mundo no assunto, com o objetivo de dividirem suas visões e experiências com empresários e autoridades brasileiras.

Eduardo Colunna, presidente da ACOBAR, comemorou a decisão: “A conquista do WMC 2016 para o Rio de Janeiro é motivo de orgulho e uma grande responsabilidade, que abraçamos com muita honra e satisfação”. Ele ainda destacou que a conquista desse evento é o resultado de uma estratégia contínua de inserção do setor náutico brasileiro junto aos maiores mercados do mundo.

S40 Magia foi o fita azul na Santos-Rio

Fonte: Sobre as águas

Após 30 horas de mar e sem escalas, o barco Magia V/Energisa, comandado pelo bicampeão olímpico Torben Grael, foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da 63a. Santos-Rio. A largada aconteceu às 13h de sábado (26), em Santos. A tripulação campeã contou com o reforço de mais um velejador olímpico: Lars Grael (bronze em Seul -1988 - e Atlanta - 1996). Ele deu uma parada nos treinos da classe Star  para fazer parte da equipe MagiaV/Energisa, a convite do seu irmão Torben. 

 
Nesta edição da prova, o percurso até o Rio de Janeiro foi marcado por ventos fortes e a chegada de uma frente fria. Cerca de 30 barcos da classe Oceano participam da competição, que abre o Circuito Rio, com sede no Iate Clube do Rio de Janeiro.
 
"Foi uma regata de muita adrenalina desde o começo. Já na última metade da prova, o tempo virou e enfrentamos rajadas que ultrapassavam os 20 nós", contou o comandante Torben Grael.
 

Por conta do rating, nesta segunda deve ser anunciado o vencedor da Santos-Rio no tempo corrigido. Esta foi a segunda prova consecutiva de longo percurso que o Magia V/Energisa é o Fita Azul. No início deste mês, o barco foi o primeiro a cruzar a linha de chegada da tradicional Recife-Fernando de Noronha, com 300 milhas náuticas. A tripulação concluiu o percurso em aproximadamente 35 horas.

Restauração do barco que pertenceu a Ferruccio Lamborghini é concluída

Fonte: Revista Náutica Online

O barco que pertenceu ao fundador da marca italiana de automóveis Lamborghini finalmente está pronto. A embarcação passou por uma restauração que se iniciou três anos atrás.



O Aquarema, encomendado por Ferruccio Lamborghini, estava desaparecido desde a morte do proprietário, em 1996. A empresa Riva World encontrou a embarcação e decidiu restaurá-la.

O barco passou por vários trabalhos no casco e na parte elétrica.

Samuel Albrecht apresentou o Wind 34 aos visitantes do Boat Show

Fonte: Revista Náutica Online

O velejador brasileiro Samuel Albrecht está no estande do estaleiro Wind Náutica, no São Paulo Boat Show 2013. O gaúcho que estreou numa Olimpíada em 2008, em Pequim, se prepara agora para conquistar vaga nos Jogos Rio 2016 na classe Nacra 17. A Wind Náutica patrocina o velejador para esta empreitada.

Samuel começou a preparação para a próxima Olimpíada em agosto deste ano, ao lado de Caroline Benin. Seu próximo desafio é o Campeonato Sul-Americano de Nacra 17, que será realizado em novembro, em Porto Alegre. Segundo o gaúcho, atualmente, seis equipes brasileiras estão na disputa pela vaga nos jogos olímpicos e ele promete brigar para conseguir representar o país.

Com o veleiro da Wind Náutica da classe ORC, Samuel Albrecht disputa atualmente o tradicional evento da vela oceânica Copa Suzuki Jimny. A bordo do Tangaroa, a equipe de Samuel é líder da classe.

Quem visitar o estande da Wind Náutica no São Paulo Boat Show 2013, poderá, além de conversar com Samuel sobre sua experiência em grandes competições de vela, conhecer de perto o barco exposto pelo estaleiro brasileiro no salão – o Wind 34 New Generation.

O veleiro de 34 pés é uma nova versão do modelo já existente. Numa nova geração, como seu próprio nome diz, o Wind 34 ganhou plataforma de popa, novo arranjo em seu interior, maior número de acessórios opcionais e melhor qualidade no acabamento. O barco tem duas cabines, capacidade para até seis pessoas em pernoite e um banheiro. O destaque deste veleiro fica por conta de seu bom pé-direito – até 1,95 metros.

Samuel Albrecht ressalta que o Wind 34 é uma boa opção para quem está a procura de adquirir o seu primeiro barco. O velejador também destaca o bom desempenho que o modelo tem tanto para cruzeiros, quanto para competições.

Esta é a primeira vez que Samuel participa do São Paulo Boat Show em contato com os visitantes. Ele disse que ficou surpreso com a quantidade de pessoas interessadas em conhecer a embarcação, e admirado pela forma que cada cliente tem um sonho diferente para o uso do barco.

O São Paulo Boat Show 2013 termina nesta terça-feira (22), mas ainda dá tempo de visitar a 16ª edição do maior salão náutico indoor da América Latina. Hoje o evento fica aberto até às 20h.

Receita apreende embarcações e documentos em SC

Fonte: Almanáutica

A Receita Federal em conjunto com a Marinha do Brasil e a Capitania dos Portos de Santa Catarina realizaram em outubro a Operação Leão Marinho, uma operação de fiscalização em embarcações de esporte e recreio, marinas e iate clubes na grande Florianópolis.


A Receita fiscalizou os trâmites de importação de embarcações estrangeiras e o respectivo lançamento na declaração de imposto de renda de seus proprietários. No total foram 30 agentes, cinco viaturas e duas lanchas, fiscalizando 18 marinas. Três embarcações foram retidas e nas marinas, 300 embarcações de mais de 29 pés tiveram suas documentações recolhidas para verificação do imposto de renda de seus proprietários.

A Receita já realizou essa operação em 2012 porque encontrou indícios de que algumas embarcações estivessem em nome de laranjas, o que configura crime de lavagem de dinheiro. A Inteligência da Receita Federal efetua um levantamento preliminar e identifica embarcações suspeitas, que são objeto de verificação durante a operação. O nome da operação foi inspirado no plano de invasão da Grã-Bretanha pelas forças alemãs em 1940 (Unternehmen Seelöwe em alemão). Entretanto, ao contrário do plano da Receita, o plano nazista acabou não se concretizando graças às derrotas sofridas nas batalhas aéreas preparatórias para a invasão principal.

VÍDEO: pulo de Base Jump do mastro de um veleiro

Fonte: Murillo Novaes

 

Bruno Fontes é o terceiro do Laser no ranking da ISAF

Fonte: Mar Aberto

O catarinense Bruno Fontes (Unimed e Age do Brasil) subiu para a terceira posição do ranking mundial da classe Laser, conforme atualização da Federação Internacional de Vela (ISAF) nesta segunda-feira, dia 21 de outubro. O velejador teve o seu sexto resultado da temporada computado, com o título sul-americano obtido em Alfarrobo, no Chile, em setembro.

Fontes se prepara a disputa do Mundial da classe Laser em Omã, em novembro, e só não ficou como vice-líder do ranking, atrás apenas do australiano Tom Burton, porque o croata Tonci Stipanovic venceu a etapa chinesa da Copa do Mundo, somou mais 200 pontos e alcançou o segundo lugar. Outro catarinense que subiu várias posições foi Matheus Dellagnelo, terceiro colocado em Alfarrobo, no Chile. O velejador de Florianópolis agora é o 42º colocado com cinco resultados computados, enquanto o paulista Robert Scheidt é o número 71 com quatro resultados na lista. Os dois também estarão em Omã.

Outras classes

Na RS:X masculino, o carioca Ricardo Winicki, o Bimba, manteve a segunda posição com a medalha de prata conquistada na China, mas se aproximou do líder, o espanhol Ivan Pastor. A desvantagem agora é de apenas 109 pontos. Na RS:X feminino, Patricia Freitas é sexta colocada, com apenas quatro resultados, euquanto todas as suas adversárias têm seis resultados.

Na 470 feminino, a dupla brasileira formada por Fernanda Oliveira e Ana Barbachan é a segunda colocação, mas com um resultado a menos que as líderes do ranking, a dupla austríaca formada por Vadlau/Ogar. Na 49erFX, Martine Grael e Kahena Kunze também ocupam o segundo posto, mas viram a dupla da Nova Zelândia formada por Maloney e Meech se distanciar com a vitória na etapa da Copa do Mundo de Vela em Qindao no último sábado.

Rankings ISA atualizado 21 de outubro de 2013

Laser:
1º Tom Burton AUS 890 pontos
2º Tonci Stipanović CRO 877
Bruno Fontes BRA 857
4º Jesper Stalheim SUE 855
5º Ryan Palk AUS 842

RS:X feminino
1ª Bryony Shaw GBR 943
2º Maayan Davidovich ISR 921
3ª Blanca Manchon ESP 900
4ª Flavia Tartaglini ITA 822
5ª Hei Man Hayley Victoria Chan HKG 791
Patricia Freitas BRA 571

RS:X masculino
1º Ivan Pastor Lafuente ESP 929
Ricardo Santos BRA 820
3º Ho Tsun Leung HKG 798
4º Cheng Chun Leung Michael HKG 713
5º Nick Dempsey GBR 696

49erFX
1ª Maloney/Meech (NZL) 987
Grael/Kunze (BRA) 911
3ª Conti/Clapcich (ITA) 758
4ª Lutz/Beucke (GER) 699
5 Bekkering/Blom (HOL) 690

470 feminino
1ª Vadlau/Ogar (AUT) 875
Oliveira/Barbachan (BRA) 869
3ª Weguelin/Mcintyre (GBR) 826
4ª Haeger/Provancha (EUA) 820
5ª Wang/Huang (CHI) 711