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Leia a carta da Wimra sobre a saída do Match Race Feminino das Olimpíadas

Do site da Wimra:

Como vocês já sabem a ISAF votou na semana passada pela remoção no match race feminino da Olimpíada de 2016. Obviamente é uma grande decepção para nós e possivelmente uma decisão que eles lamentarão. Mas foi feito, nós devemos olhar para frente e não para o que passou.

Tivemos um crescimento incrível na modalidade em 10 anos:

- de 20 eventos em 2000 para 80 em 2010
- de 115 timoneiros no ranking em 2000 para 320 em 2011
- O match racing feminino está sendo disputado em diferentes países, incluindo África do Sul, Eslovênia, Croácia, Peru, Coréia do Sul, Índia e outros mais

Embora este tenha sido em parte a razão da inclusão no programa Olímpico para 2012, também foi devido ao esforço tremendo que todos vocês fizeram pelo crescimento do nosso esporte. Não vemos o porquê de nos sentirmos diminuídos. Apesar do que aconteceu, o match race feminino continua a ser uma disciplina dinâmica e empolgante, seguirá sendo disputada por nossos atletas.

Como disse recentemente a vice-presidente da WIMRA Lotte Meldgaard Pedersen (DEN) no fórum ISAF Women's:

"Não acho que o match racing tenha sido adotado como modalidade olímpica por causa do seu crescimento potencial e realmente não é uma surpresa que o match race feminino esteja fora novamente. Tenho certeza de que o match racing será um evento fantástico nos Jogos Olímpicos de 2012. E com certeza vai resistir fora do programa olímpico, sem dúvida alguma".

O que faremos a partir de agora?

A WIMRA está comprometida a ajudar e assegurar que os eventos que Lotte mencionou e todos os outros eventos, assim como o Match Race Feminino Olímpico em 2012, será vitrine dos que é o nosso esporte: empolgante, atlético e competitivo. Da mesma forma, vamos seguir trabalhando para desenvolver e promover o match race feminino em novas áreas, bem como apoiar os excelentes eventos que já existem, além de ajudar a promover novos.

Continuaremos precisando da sua ajuda, assim como continuaremos disponíveis a ajudar. Vamos seguir trabalhando juntos para o crescimento e desenvolvimento do esporte. Contate-nos caso surja qualquer dúvida. Nos veremos nas próximas competições.

Saudações,

Liz Baylis
Diretora Executiva da WIMRA

Veuve Clicquot encontrada em navio naufragado será leiloada

Do Portal Fator Brasil

Foram encontradas em julho de 2010 em um navio naufragado no mar Báltico algumas garrafas do champagne Veuve Clicquot. Uma garrafa desse precioso champagne, o mais antigo do mundo, será vendida através de um leilão exclusivo no dia 3 de junho pela Acker Merrall & Condit, a maior casa de leilão de vinhos do mundo.


O que torna a bebida tão especial não é apenas a sua idade, datada do início de 1840, e sim a peculiar forma em que foi conservada. Segundo grandes especialistas, que analisaram uma garrafa aberta em novembro passado, depois de tanto tempo embaixo do mar, a qualidade da bebida, as notas florais, e o bouquet estão impecáveis devido à temperatura constante e baixos níveis de luz que proporcionaram as condições ideais para o armazenamento, e a pressão nas garrafas impediu o vazamento das rolhas.

Estima-se que a garrafa poderá atingir mais de 100 mil euros. Ela será leiloada em Mariehamn, Aland, região em que foi encontrada, por pertencer ao governo local. A arrecadação do leilão irá para causas beneficentes em iniciativas do governo de Aland.


Marinha do Brasil lança míssil Aspide na Operação UNITAS LII

 
 

Navios das Américas atracam no porto de Rio Grande para concluir treinamento internacional

Guilherme Mazui, Zero Hora

Um destróier, duas fragatas lançadoras de mísseis e um navio de guarda-costa dos Estados Unidos navegam em águas gaúchas. Ao lado de embarcações das Marinhas do Brasil, Argentina e México. São parte de um treinamento internacional. Participam da Operação Unitas, que se encerra na segunda-feira, em Rio Grande, no sul do Estado.

 

Ao todo, 11 embarcações atracam no porto gaúcho amanhã. Rio Grande é a parada final do exercício naval mais tradicional do planeta, realizado anualmente desde 1959. Criada durante a Guerra Fria, em sua 52ª edição a Unitas envolve 2,3 mil homens, sendo 750 americanos e 1,2 mil brasileiros.

Com partida em 19 de abril, em sua primeira fase, a operação percorreu uma faixa de litoral entre Salvador e o Rio de Janeiro. Na última segunda-feira, partiu para Rio Grande. No caminho, foram realizados exercícios de guerra, com ataques aéreos, tiros reais de canhões e lançamento de mísseis. No Rio Grande do Sul, as manobras ocorrem a cerca de 50 quilômetros da costa.

– A Unitas prepara as forças navais. Faz simulações de ataques contra inimigos que usam submarinos, helicópteros, aviões. Testa equipamentos, vê se os homens estão preparados – destaca o capitão de fragata Expedito Barreto de Oliveira, chefe da seção de operações do 5º Distrito Naval da Marinha do Brasil, com sede em Rio Grande.

– A manobra conjunta auxilia não só no fortalecimento da confiança e cooperação para enfrentar os desafios marítimos do futuro, mas também no trabalho conjunto em missões humanitárias – complementa Benjamin Chiang, adido de imprensa do consulado americano em São Paulo.

Além da presença de embarcações de quatro países, a operação é observada por representantes do Chile, Colômbia, Peru e Portugal. Tem importante papel nas relações diplomáticas.

– É um estreitamento de laços, ajuda a manter a estabilidade no continente. Você não treinaria com um inimigo. Ainda ficamos próximos da marinha mais poderosa do mundo, vendo quais seus procedimentos e o que poderemos melhorar nos nossos – explica Expedito.

Em sua força-tarefa, os americanos usam quatro embarcações. Destaque para o destróier USS Nitze, apto a lançar mísseis guiados, além das fragatas USS Thach e USS Boone. O USCGC Escanaba faz parte da Guarda Costeira americana.


Uso de colete poderá ser obrigatório em embarcação fluvial

Agência Câmara de Notícias

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 421/11, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), que torna obrigatório o uso de colete salva-vidas pelos passageiros de embarcações que navegam em rios.

Segundo o autor, o projeto procura defender a integridade física dos ribeirinhos e dos moradores das regiões menos favorecidas de infraestrutura rodoviária, que necessitam dos rios para se locomoverem.

Atualmente, as embarcações são obrigadas por norma fixada pela autoridade marítima a colocar um colete à disposição de cada passageiro. Para Bezerra, essa norma "é insuficiente para reduzir ao mínimo o risco de afogamentos decorrentes de acidentes ou naufrágios".

Ele defende a obrigação de o passageiro vestir o colete e sustenta que o Congresso Nacional "deve e tem competência" para aprovar uma lei como essa, que reforça a segurança do transporte aquaviário.


Bezerra diz que a norma atual é insuficiente

Pequeno inconveniente
"Pessoas pouco acostumadas à navegação têm, em geral, algum receio ao realizar esse tipo de viagem", diz o deputado. Esse receio natural, acrescenta, costuma transformar-se em pânico quando alguma situação inesperada acontece.

Na avaliação do parlamentar, "diante de tal estado de ânimo, é muito difícil, mesmo para tripulantes experientes, orientar os passageiros e fazê-los colocar corretamente os coletes".

Para ele, "o pequeno inconveniente provocado pelo uso do colete salva-vidas durante o trajeto é insignificante quando confrontado com os benefícios que podem advir do fato de os passageiros estarem em posição de poder preservar suas vidas em uma situação de emergência".

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

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