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Terror no mar: familia é dizimada por lancha no Reino Unido

Fonte: R7

A imprensa britânica divulgou imagens da família Milligan, devastada por uma lancha fora de controle em Padstow, no Reino Unido. O executivo da tv britânica Nick Milligan, de 51 anos, e uma de suas filhas, Emily (na foto, à esquerda), de oito anos, morreram no acidente. A mulher de Milligan, Victoria, de 39 anos, e seus outros três filhos sobreviveram à tragédia, mas ficaram feridos, alguns com gravidade. Nesta semana, a imprensa local confirmou que Victoria, mãe dos pequenos, teve a perna amputada duas semanas após o acidente.

 

O terrível acidente aconteceu quando a família aproveitava um dia de folga no balneário. De acordo com informações preliminares, eles caíram da lancha que ocupavam. Alguns instantes depois, a embarcação avançou formando círculos, atingindo as vítimas com sua hélice. Tudo foi visto de perto pelos turistas que se encontravam no local, que relembram como a água ficou "vermelha como sangue".


Todos teriam morrido se não fosse a coragem de um instrutor de ski aquático, Charlie Toogood, de 32 anos, que conseguiu pular sobre o barco descontrolado e fazê-lo parar. Rob Atkinson, da capitania dos portos da região, alerta para que os donos de barcos fiquem atentos à segurança e verifiquem se o cabo que garante o desligamento do motor está funcionando corretamente, assegurando que a embarcação fique desligada enquanto alguém permanece fora dela, por exemplo, evitando tragédias. A polícia investiga se o barco usado pela família Milligan estava com esse cabo em perfeitas condições de uso.


O serviço de emergência recebeu um grande número de ligações das testemunhas que estavam no local. Três botes salva-vidas, além de helicópteros de busca e salvamento, foram enviados.

As pessoas que presenciaram o acidente declararam-se chocadas com tudo o que aconteceu e relataram terem escutado gritos vindo da água, além do sangue se espalhando.

— A água estava vermelha, foi terrível. Aquele barco atingiu aquelas pobres pessoas em uma velocidade assustadora.

Município da Grande Fpolis busca desenvolvimento no setor náutico

Fonte: PalavraCom

O município de Governador Celso Ramos, na Grande Florianópolis, foi o segundo visitado pelo GT Náutico catarinense, que está detectando potencialidades das cidades do litoral que desejam desenvolver o setor em busca de empregos e renda. Para Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente do Grupo e também da Associação Náutica Catarinense para o Brasil (Acatmar), o local tem tudo para se transformar no maior polo do Brasil de turismo sobre as águas. “Um primeiro passo será o apoio à requalificação do trapiche da Praia Ganchos”, afirmou, em rápido diagnóstico durante a visita, que teve também as presenças do prefeito Juliano Duarte Campos, do secretário municipal da Fazenda, Rodrigo D. da Silva, e dos membros do Sebrae/SC Iriberto Moschetta (analista) e Wilson Sanches (Coordenador Regional da Grande Florianópolis).

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Outra ação, firmada entre o Sebrae/SC e a Acatmar, é a criação de convênio de serviços, iniciando com o projeto "Negócio Certo Rural" - foco nas colônias de pesca e workshops para restaurantes que servem aqueles que chegam de lancha nas praias da região. Também foi discutida a implantação da primeira via gastronômica náutica do sul do país. “Algo inédito que trará não só visibilidade, mas fomentará a vinda de muitos turistas apaixonados pelo mar e pelas belezas de praias como o Tinguá, uma das preferidas pelos amantes da náutica”, frisou Ferrari.

Campeonato Brasileiro de HPE começou neste fim de semana em Ilhabela

Fonte: Revista Náutica Online

O Campeonato Brasileiro de HPE começou neste sábado (18), em Ilhabela, São Paulo. Ao todo, o primeiro fim de semana de competição teve cinco regatas, as duas últimas foram realizadas no domingo (19). 21 barcos estão na disputa pelo título.

Site promove Mundial da Juventude Virtual

Fonte: Murillo Novaes

Pelo segundo ano consecutivo o site SailX irá promover Virtual Isaf Sailing World Championship. Apesar do nome, o campeonato virtual é aberto a velejadores de todas as idades.

O evento virtual será disputado entre os dias 20 de maio e 30 de junho e servirá como um esquenta para o Mundial da Juventude, que acontecerá em Limassol, no Chipre, de 13 a 20 de julho. Para se registrar, clique aqui.


Navio paraguaio atracado desde 1997 deixou porto de POA

Fonte: G1

O navio paraguaio General Bernardino Caballero deixou o porto de Porto Alegre na última quarta-feira. A retirada se iniciou ainda pela manhã e deu um novo visual à capital gaúcha. Em janeiro, outra embarcação já havia sido retirada do local. Os dois cargueiros estavam atracados desde 1997, após serem retidos pela Marinha e abandonados. Eles foram leiloados em março de 2012.


A embarcação foi rebocada com ajuda de outras duas embarcações menores, e segiu rumo a um estaleiro de Triunfo, também no Rio Grande do Sul. A parte de cima será vendida para uma siderúrgica e a parte de baixo vai virar uma balsa.

A previsão da retirada do General Bernardino Caballero era para setembro do ano passado. A saída do cargueiro vai liberar as docas do cais Mauá e de Navegantes.

As duas embarcações pertenciam ao governo paraguaio e foram entregues ao patrimônio da Superintendência de Portos e Hidrovias em junho de 2011. A entrega dos navios foi realizada em troca de uma dívida portuária acumulada em quase R$ 5 milhões.

Construídos em 1994, os navios Mariscal José Félix Estigarríbia e General Bernardino Caballero chegaram a Porto Alegre em 1997 carregados de trigo. Eles pertenciam a uma empresa estatal de navegação do Paraguai. Retidos na capital gaúcha em 1997 pela Marinha, eles foram abandonados pela empresa proprietária. Em 2011, o presidente do Paraguai, Fernando Lugo, assinou o decreto que autorizava a doação dos navios ao governo do Rio Grande do Sul.

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan treinam forte antes do Mundial de 470

Fonte: Clube dos Jangadeiros

Primeiras colocadas no ranking mundial da classe 470 feminina, as velejadoras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan seguem uma rotina intensa de treinamentos no Clube dos Jangadeiros, em Porto Alegre. Acompanhadas pelo técnico Paulo Ribeiro, as atletas gaúchas estão se preparando para o Campeonato Mundial de 470, que será realizado em La Rochelle, na França, entre os dias 30 de julho e 11 de agosto. Além da preparação realizada na Capital, Fernanda e Ana aproveitarão os próximos dias para velejar na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, na raia onde serão disputadas as regatas dos Jogos Olímpicos de 2016.


Este ano, a dupla do Jangadeiros participou de seis competições e obteve seis títulos. Foram três conquistas em etapas da Copa do Mundo de Vela (Miami, Palma de Mallorca e Hyères) e outros três primeiros lugares em competições disputadas em águas brasileiras (Campeonato Sul-Americano, Campeonato Brasileiro e Semana Brasileira de Vela). O excelente retrospecto levou as gaúchas ao topo do ranking mundial da classe 470 feminina, com uma ampla diferença de 197 pontos sobre as segundas colocadas, as austríacas Lara Vadlau e Jolanta Ogar.

Integrantes da Equipe Brasileira de Vela, Fernanda e Ana representaram o Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, terminando a competição na sexta colocação.

Cisne Branco participa das comemorações do 823º aniversário do Porto de Hamburgo, na Alemanha

Fonte: Marinha do Brasil

Como parte das comemorações do 823º aniversário do Porto de Hamburgo, na Alemanha, o Navio-Veleiro “Cisne Branco” (NVe) da Marinha do Brasil participou, no período de 9 a 12 de maio, de diversos eventos na cidade.


Por ocasião da chegada e saída do navio, foram realizados “Desfiles Navais” no Rio Elba, que liga a cidade de Hamburgo ao Mar do Norte, contando com a participação de “Tall Ships”, pequenos veleiros e navios de guerra de diversas Marinhas, além da presença de inúmeras embarcações de esporte e recreio. Na parada de saída do porto, o  NVe “Cisne Branco” ocupou lugar de destaque e capitaneou o desfile.

Durante a visita ao porto, o “Cisne Branco” recebeu o Secretário Estadual de Economia, Trafego e Inovação de Hamburgo, Senador Frank Horch, o Comandante Territorial de Hamburgo, Capitão-de-Mar-e-Guerra Siegfried Schneider, o Adido de Defesa e Naval do Brasil na Alemanha e Holanda, Capitão-de-Mar-e-Guerra Ricardo Alves de Barros e diversas autoridades locais. O meio naval esteve aberto à visitação pública, sendo um dos mais visitados do evento.

Novo catamarã é testado pela primeira vez no Guaíba

Fonte: Zero Hora

Equivalente ao comprimento de dois ônibus e com largura superior a quatro carros compactos, o novo catamarã que integrará a frota do transporte hidroviário impressiona pelo tamanho. O barco, o primeiro produzido no Estaleiro RGS, na Ilha do Marinheiros, recebeu o batismo na tarde desta sexta-feira: colocado na água, aguarda os últimos retoques para reforçar a travessia entre Porto Alegre e Guaíba.



— Com o início da operação, teremos mais possibilidades para trabalhar com a manutenção das lanchas, já que hoje operamos com os dois catamarãs nos horários de pico — explica Carlos Bernaud, diretor da Catsul, empresa responsável pelo serviço.

Maior e mais moderna, a nova embarcação terá capacidade para 138 passageiros — 18 a mais do que as atuais — e acessibilidade para cadeirantes. Atracada no cais do estaleiro, a lancha receberá pintura e colocação dos bancos nas próximas semanas, além de passar por testes. Para os passageiros, a promessa é de conforto, segurança e rapidez superiores — além da expectativa de extensão da hidrovia. A previsão é que o catamarã esteja pronto para navegar em um mês — quando já deverá ter avançado o projeto de ampliação do transporte na zona sul da Capital.





Nova linha prestes a desencalhar

Concluído há dois meses, o píer do novo ponto do catamarã na zona sul ainda segue inoperante — e sem previsão para início do funcionamento. Porém, após reunião entre representantes da Marinha, da Superintendência de Portos e Hidrovias e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) na terça-feira, a extensão do serviço deve desencalhar a partir da próxima semana.


— Os licenciamentos necessários já foram obtidos, agora estamos ajustando o projeto de sinalização marítima. Nos deparamos com algumas formalidades que não estavam previstas justamente por se tratar de um transporte que oferece riscos — explica o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari.

Com a entrega dos documentos, cabe à Marinha a análise final e autorização para início do trajeto. A nova estação, localizada em frente ao BarraShoppingSul, no Cristal, ficou pronta em março. Com o início do funcionamento, os passageiros poderão se deslocar ao Centro Histórico ou ao município de Guaíba. A ligação com o Cais Mauá custará R$ 5 e leverá 10 minutos. Já até a cidade vizinha, serão 12 minutos de viagem pelo valor de R$ 7,25. O próximo passo será a construção de dois terminais na Ilha da Pintada: um na Colônia Z-5 e outro no antigo Estaleiro Mabilde.

Inaugurada em outubro de 2011, a primeira linha do transporte hidroviário conta atualmente com duas paradas e 37 viagens. A média diária é de 2,5 mil pessoas, mas o número chega a 6 mil em finais de semana de tempo bom. No mês passado, foram 72,5 mil usuários — uma alta de 30% no fluxo registrado no início das operações.

O novo catamarã

— Capacidade para 138 passageiros
— 6 metros de altura
— 22,78 metros de comprimento
— 7,10 metros de largura
— Velocidade de transporte com passageiros de 45 km/h

O catamarã atual

— Capacidade para 120 passageiros
— 3,20 metros de altura
— 18,5 metros de comprimento
— 6 metros de largura
— Velocidade de transporte com passageiros de 35 km/h

Rolex Ilhabela Sailing Week aumenta força da classe ORC na América Latina

Fonte: ZDL

A Rolex Ilhabela Sailing Week promete mais um campeonato equilibrado em 2013 na ORC. O evento completa 40 anos nesta temporada e será disputado entre os dias 6 e 13 de julho, no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Veleiros do País e da América Latina estão convidados para as regatas no litoral norte paulista. Dias antes, na Itália, será a vez do Mundial, com a participação de 100 barcos. Os números comprovam que no Brasil e no exterior, a categoria continua forte.


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