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Encontrado o navio que pertenceu a Pollard, capitão que inspirou o clássico Moby Dick

 

Da redação da www.nautica.com.br

Divulgação/Noaa
Partes do Dois Irmãos foram encontradas nas águas do Havaí

Arqueólogos encontraram o navio baleeiro naufragado que pertenceu ao capitão que inspirou o clássico de Herman Melville, Moby Dick, romance do século 19.

Os restos do navio, Dois Irmãos, foram encontrados em águas rasas na costa do Havaí, George Pollard era o capitão quando o navio bateu num recife de coral e afundou em 1823. Seu navio anterior, o Essex, tinha sido atacado por uma baleia e também naufragou, proporcionando a narrativa do livro.

Os restos dos Dois Irmãos foram encontrados por pesquisadores da America's National Oceanic and Atmospheric Administration (Noaa), cerca de 600 milhas (965 km) a noroeste de Honolulu.

A embarcação de madeira se desintegrou nas águas quentes, mas os pesquisadores descobriram arpões, um gancho para descascar a gordura das baleias e caldeirões utilizados para transformar gordura de baleia em óleo.

O naufrágio do Dois Irmãos foi relativamente tranquilo em comparação com o Essex, que enfrentou uma baleia cachalote, em 1821.

Após o naufrágio do Essex, o capitão George Pollard e sua tripulação ficaram a deriva, sem comida e água por três meses e chegaram ao canibalismo, antes de serem resgatados.

Pollard desistiu da caça de baleias e tornou-se um vigia noturno em, Massachusetts, nos Estados Unidos.

Abbey Sea foi o fita azul na Regata Buenos Aires-Rio. Regata ainda continua

O veleiro Abbey Sea Shipping Service Baccarat, de Esteban Kallay foi o fita azul da 23º Regata Buenos Aires -Rio que largou no dia 5 de fevereiro. Veja como está a classificação provisória:

 

Tabla de Posiciones

YATE

FECHA

HORA GMT

LATITUD

LONGITUD

DIST A RIO

ABBEY SEA BACCARAT

14-Feb

01:07:58

22 57.08

43 10.32

ARRIBADO

BONANZA

9-Feb

10:03:30

32 12.07

051 58.73

ABANDONO

EXTRA BRUT

8-Feb

18:10:50

34 52.50

055 16.83

ABANDONO

FJORD VI

14-Feb

10:09:00

24 24.98

046 26.23

195

FORTUNA II

14-Feb

21:03:00

22 57.09

43 10.30

ARRIBADO

GITANA DEL SUR

14-Feb

10:08:15

32 02.02

52 04.63

-

INTREPID

11-Feb

22:20:09

28 07.40

047 37.13

393

MARIA MARIA

14-Feb

12:00:00

23 59.10

043 10.46

82

 

 

Las coordenadas están expresadas en grados, minutos y décimas de minuto

Presidente da BRA-RGS diz que nova regra da classe passou bem pelo teste em SC

 

 

Por Tarcísio Mattos
Comandante do Zephyrus e jornalista
Em Florianópolis (SC) www.nautica.com.br

O Campeonato Brasileiro de BRA RGS 2011 encerrou neste sábado, em Florianópolis, com a vitória de Davi sobre Golias. O Tigre, de 21 pés, derrotou com folga o 40 pés Feitiço, segundo colocado. Nas seis regatas disputadas, o Delta 21, de Alberto Santoro, obteve uma vitória, três segundas colocações e chegou em terceiro em apenas duas regatas, somando nove pontos, após um descarte.

O Feitiço, FAST 395, de Carlos Augusto de Matos, acumulou 14 pontos, seguido de Zephyrus (Velam
ar 29, de Tarcísio Mattos) com 15, e Jyllic (FAST 395, de Martin Alejandro Bonato), com 16 pontos perdidos.



Walter Becker, presidente nacional da BRA-RGS e tripulante do Jyllic, ficou satisfeito com os resultados vistos na primeira competição disputada após as substanciais alterações na regra que passaram a vigorar este ano. “A regra está muito mais justa, os resultados mostraram isto. Quem velejou melhor, chegou na frente. Em seis meses todos estarão adaptados e as reclamações cessarão. A regra está blindada, e para vencer, agora tem que velejar bem”.

Fabrício Nees, tripulante do Zephyrus, não sabe de onde tirar os segundos que os separam do Tigre. “A exceção da largada em que fomos desclassificados, chegamos à frente deles na água em todas as regatas e exatamente uma posição atrás na planilha. E sempre entre dez e 30 segundos, tempo que está dentro da diferença favorável de 20 segundos que eles obtiveram em relação a nossa hora de regata com os novos cálculos”, lamenta.

Outra particularidade na disputa do Campeonato Brasileiro de BRA-RGS 2011, que contou com poucos barcos na raia (somente 16 inscritos, sendo 13 de Santa Catarina, dois de São Paulo e um do Rio Grande do Sul), foi a fórmula, que não premiou as clássicas subdivisões A, B e C. Houve somente a Geral, com todos contra todos.

As duas últimas regatas foram disputadas em quatro pernas e sob vento nordeste, firme na primeira e com muitas rondadas na segunda.

O Zephyrus correu po Brasileiro de BRA-RGS com apoio das empresas Tempo Editorial e Made in Floripa.

Resultado final do Brasileiro de RGS:
1º Tigre II C
2º Feitiço A
3º Zephyrus B
4º Jylic II A
5º Magia B
6º Plancton A
7º Scirocco A
8º Bruxo A
9º Inaê/Trnasbrasa A
10º Argonauta A
11º Nemo B
12º Missionário A
13º Brascola B
14º Bom Abrigo B
15º Garrotilho A
16º Banzai C

As regatas também contaram pelo Circuito Oceânico de Santa Catarina, e os resultados ficaram:
RGS A
1º Feitiço A
2º Jylic II A
3º Magia B
4º Plancton A
5º Scirocco A
6º Bruxo A
7º Inaê/Trnasbrasa A
8º Argonauta A
9º Missionário A
10º Garrotilho A

RGS B e C
1º Tigre II C
2º Zephyrus B
3º Magia B
4º Nemo B
5º Bom Abrigo B
6º Banzai C

RGS: Delta 21 Tigre II vence Brasileiro da classe RGS em Santa Catarina

 

 

Barco de 21 pés venceu o Brasileiro, com Fast 395 pés em segundo e Velamar 29 em terceiro

Antonio Alonso Jr  da www.nautica.com.br
Em Florianópolis (SC)

Foto: Antonio Alonso Jr
Tigre II, campeão Brasileiro da classe BRA-RGS

Apesar de ser o menor barco da raia, o pequeno Delta 21 Tigre II, de Alberto Santoro, não causou surpresa alguma ao vencer o Brasileiro de RGS em Florianópolis. Numa competição bastante equilibrada, disputada sob as novas regras da RGS, que provocou a mudança no rating de todos os barcos, o Tigre II venceu apenas uma regata, mas chegou entre os três primeiros em todas as seis disputadas, mostrando uma regularidade que lhe valeu o título de campeão. Em segundo lugar ficou justamente um dos maiores barcos da raia, o Feitiço, Fast 395, de Carlos Augusto. Em terceiro lugar, completando o pódio, um barco de tamanho médio, o Velamar 29 Zephyrus, de Tarcísio Mattos.

Foto: Antonio Alonso Jr
Argonauta, décimo colocado no Brasileiro

"É claro que eu achei tudo muito bom. Estou muito satisfeito com meu veleiro que é pequeno, me dá pouco custo de manutenção e muita diversão e agora me dá também essas alegrias", contou o comandante Alberto Santoro. Santoro velejava no Rio de Janeiro nos anos 90 e ficou um bom tempo afastado das regatas depois que se mudou para Florianópolis. Só há dois anos comprou o Tigre II e voltou a competir. "Agora eu não páro mais. Já estou conversando com a Mormaii, que patrocina o barco, para irmos este ano para a Semana de Ilhabela. Depois dessa vitória, acho que vamos conseguir", comemora.

Mesmo com os ventos mais fracos deste ano em Santa Catarina, que tendem a favorecer barcos menores, o segundo lugar do Feitiço prova que a nova regra merece um voto de confiança. Boa parte dos velejadores aprovou a mudança. Alguns barcos, no entanto, se sentiram penalizados. Este é o caso do Plancton, Schaefer 31 de Pedro Santiago, que foi grande vencedor na RGS A no ano passado e neste ano terminou em sexto lugar.

O segundo colocado, o Fast 395 Feitiço fez, provavelmente, sua última semana de vela com seu atual dono, Carlos Augusto de Mattos. Ele está vendendo o barco e comprou um Carabelli 30, uma nova classe de monotipos de oceano que empolgou vários velejadores catarinenses e deve estrear já na Semana de Vela de Ilhabela.

Já Tarcísio Mattos, comandante do terceiro colocado Zephyrus, disse que sabia desde o começo que seria bastante difícil levar o título do Brasileiro com a regra nova. "Mas no final eu gostei. Achei equilibrado e foi realmente muito difícil pegar o Tigre este ano". Em 2010, correndo pela classe RGS C, o Tigre perdeu apenas uma de todas as regatas que disputou.

Resultado final do Brasileiro de RGS:
1º Tigre II C
2º Feitiço A
3º Zephyrus B
4º Jylic II A
5º Magia B
6º Plancton A
7º Scirocco A
8º Bruxo A
9º Inaê/Trnasbrasa A
10º Argonauta A
11º Nemo B
12º Missionário A
13º Brascola B
14º Bom Abrigo B
15º Garrotilho A
16º Banzai C

As regatas também contaram pelo Circuito Oceânico de Santa Catarina, e os resultados ficaram:
RGS A
1º Feitiço A
2º Jylic II A
3º Magia B
4º Plancton A
5º Scirocco A
6º Bruxo A
7º Inaê/Trnasbrasa A
8º Argonauta A
9º Missionário A
10º Garrotilho A

RGS B e C
1º Tigre II C
2º Zephyrus B
3º Magia B
4º Nemo B
5º Bom Abrigo B
6º Banzai C

Loyal fica com o título na ORCIntl do Circuito de Santa Catarina


Antonio Alonso Jr www.nautica.com.br
Em Florianópolis (SC)

O Judel Vrolik 48 Loyal, de Marcelo Massa, confirmou o favoritismo e garantiu o título da ORC Internacional Geral do Circuito Oceânico de Santa Catarina. Com 11 pontos perdidos, o barco que teve Bochecha e Marco Grael na tripulação ficou três pontos à frente do surpreendente Skipper 30 Best Fellow, que incomodou até a última regata. Com duas mulheres a bordo, Kyra Penido e Larissa Juk, o Best Fellow, de Leonardo de Boni, venceu a regata longa e conseguiu deixar para trás barcos maiores e mais acostumados com os pódios dos grandes circuitos nacionais. Em terceiro lugar ficou o Tripp 33 gaúcho San Chico, campeão do Circuito Oceãnico de Santa Catarina no ano passado.

Leonardo de Boni, comandante do Best Fellow, avisou que quer competir todo o Campeonato Brasileiro de ORC Internacional. Como alguns de seus tripulantes não puderam competir em Santa Catarina, ele foi obrigado a fazer mudanças na tripulação. Isso acabou trazendo André Mirsky para o timão e Xandi Paradeda para a tática, conjunto que funcionou bem na raia de Floripa e deve continuar nas próximas etapas. "Nós começamos a andar bem mesmo em Ilhabela no ano passado. Agora conseguimos um segundo lugar importantíssimo. Poderíamos até ter ganho, se chegássemos as duas regatas à frente do Loyal. Foi um campeonato ótimo".

Mas ao mesmo tempo, qualquer vacilo do Best Fellow teria lhe custado o terceiro lugar, pois o Tripp 33 San Chico ficou em terceiro lugar com apenas um ponto a mais. Katana, outro Skipper 30, ficou na terceira posição e o Beneteau First 40.7 Zeus, que até o penúltimo dia ocupava a segunda colocação, caiu para quinto, também com 17 pontos.

Resultados finais da ORC:
1 LOYAL 11 pontos perdidos
2 BEST FELLOW 14 pontos perdidos
3 SANCHICO2 15 pontos perdidos
4 KATANA 17 pontos perdidos
5 ZEUS 17 pontos perdidos
6 MIRAGEM 27 pontos perdidos
7 ABSOLUTO 30 pontos perdidos
8 ANGELA STAR 35 pontos perdidos
9 LUCKY 35 pontos perdidos
10 PARRU FIRST 45 pontos perdidos

Barcelona World Race: Mesmo com quebra espanhóis estão em vice

 

Da redação da www.nautica.com.br

Divulgação
Muito trabalho a bordo para evitar parada na Nova Zelândia

Os skippers Iker Martinez e Xabi Fernandez do Open 60 Mapfre passaram por dificuldades nos últimos cinco dias da Barcelona World Race. Velejando ao sul da Áustrália, eles colidiram com um Ofni (Objeto Flutuante não Identificado) e acabaram quebrando a bolina de bombordo. Mesmo sem ter o material necessário, eles optaram por fazer os reparos a bordo e continuar na regata, para manter a boa colocação. A parada na Nova Zelândia foi descartada, pois, pelas regras da regata, eles seriam obrigados a ficar no mínimo 48 horas parados.

Eles ficaram cinco dias praticamente sem dormir para reparar os estragos na bolina e, segundo eles, até o estofado do banco de pilotagem foi utilizado para os consertos. A flotilha da Barcelona World Race está no mar há 41 dias e agora os Open 60 vão enfrentar a difícil travessia do Cabo Horn.

 


Acompanhe a disputa no : http://www.barcelonaworldrace.org/en/index.php

Extreme Sailing: Alinghi batiza seu novo barco

 

alinghi

O novo Alinghi Extreme 40 foi batizado nesta semana pela equipe antes de iniciar o treinamento da pré-temporada em Omã. A equipe suíça está treinando nos Emirados Árabes para a temporada 2011 do Extreme Sailing Series, que começa em Omã, no dia 24 deste mês. O Alinghi Extreme 40 foi construído em Marström e é o décimo barco novo da flotilha Alinghi.
Antes do lançamento do Alinghi Extreme 40, a equipe composta por Tanguy Cariou, DeTrey Yves, Nils Frei e Yann Guichard estava treinando em um outro catamarã, usado ano passado no Circuito Extreme Series. Agora eles vão continuar com um programa de treinamento nos dois barcos. Eles têm o apoio de especialistas do Extreme 40 Mark Bulkeley, integrante da equipe Oman Sail ganhador da Extreme 40 da em 2009, e Fred Lemaistre.

Veja o vídeo do Team Extreme treinando em Omã: http://www.youtube.com/watch?v=OZV5RRidnMg

 

Circuito de SC: Feitiço, na RGS, e Loyal, na ORC, são fita-azul na regata longa

Antonio Alonso Jr
Em Florianópolis (SC)
da www.nautica.com.br

Foto: Antonio Alonso Jr
Loyal e Crioula são dois dos barcos mais velozes do Circuito. Clique na imagem para ver mais fotos



Numa quinta-feira marcada pela diversidade de condições na raia, Feitiço, na RGS, e Loyal, na ORC Internacional, ficaram com a fita-azul da regata longa disputada neste terceiro dia de Circuito Oceânico da Ilha de Santa Catarina 2011. Enquanto os barcos da RGS fizeram um percurso de 27 milhas, até a ilha do Arvoredo, os mais velozes e mais modernos barcos da ORC Internacional foram até a ilha do Xavier, em um percurso de 42 milhas. A flotilha largou às 11h, sob sol forte e um vento norte de cerca de oito nós. Durante a regata, os velejadores chegaram a pegar ventos de até 16 nós e também algumas calmarias. Uma chuva forte que chegou à baía norte no meio da tarde, garantiu que todos, pequenos ou grandes, chegassem democraticamente encharcados no clube, e com um vento soprando de sul.

 

crioulaSC

Crioula em SC - foto Antonio Alonso Jr.

 

O Feitiço, 40 pés que fez o percurso menor, até a Ilha do Arvoredo, foi o primeiro barco a cruzar a linha de chegada. O tripulante Paulo Schaeffer disse que mesmo com a chuva e as calmarias, a tripulação manteve o ânimo a bordo. "Chegamos a pegar ventos bastante bons, de 15-16 nós, só não conseguimos chegar secos no clube, mas ninguém numa regata pode ficar muito preocupado com isso", comentou. Entre os barcos que fizeram a regata maior, de 42 milhas, o Loyal foi mais uma vez o fita-azul, após pouco mais de sete horas de regata, seguido muito de perto pelo Soto 40 gaúcho Crioula.

Veja o álbum de fotos da largada clicando aqui.

Resultados provisórios
ORC - Geral
1° lugar – Loyal
2° lugar – Zeus
3° lugar – Best Fellow
4° lugar – SanChico2
5° lugar - Miragem
6° lugar – Katana
7° lugar – Lucky
8° lugar – Angela Star
9° lugar - Absoluto
10° lugar – Parru
Geral - RGS
1° lugar – Tigre II - C
2° lugar – Feitiço - A
3° lugar – Jylic II - A
4° lugar – Scirocco - A
5° lugar – Zephyrus - B
6° lugar – Magia - B
7° lugar – Bruxo - A
8° lugar – Plancton – A
9° lugar – Argonauta - A
10° lugar – Inaê/Trnasbrasa - A
11° lugar – Garrotilho – A
12° lugar – Brascola - B
13° lugar – Nemo - B
14° lugar – Bom Abrigo - B
15° lugar – Missionário - A
16° lugar – Banzai - C

Bico de Proa A
1° lugar – Taura
Bico de Proa B
1° lugar – Ces’t La Vie
Multicasco
1° lugar – Verde Amarelo
2° lugar – Belga
S40
1° lugar - Crioula






Dois abandonos da Regata Buenos Aires-Rio

 

Informações do www.yca.org.ar


Tabla de Posiciones

YATE

FECHA

HORA GMT

LATITUD

LONGITUD

RUMBO

ABBEY SEA BACCARAT

11-Feb

12:08:53

27 22.50

045 44.43

45

BONANZA

9-Feb

10:03:30

32 12.07

051 58.73

ABANDONO

EXTRA BRUT

8-Feb

18:10:50

34 52.50

055 16.83

ABANDONO

FJORD VI

11-Feb

13:08:15

28 29.38

048 47.18

110

FORTUNA II

11-Feb

13:08:51

27 39.47

046 34.73

65

GITANA DEL SUR

10-Feb

8:53:06

31 37.63

050 38.48

295

INTREPID

11-Feb

7:12:13

28 46.32

048 02.73

30

MARIA MARIA

11-Feb

12:00:00

27 45.62

047 00.08

50

 

 

Las coordenadas están expresadas en grados, minutos y décimas de minuto

Para obtener la Hora Oficial Argentina se deben restar 3 horas al horario GMT



 

DISTANCIA A RIO
Millas

ETA

COLOR



Yates en Regata


ABBEY SEA BACARAT

356

13/2   10:00

AZUL


FORTUNA II

 

448

13/2   23:30

COLORADO


INTREPID

 

490

15/2  16:00

GRIS


MARIA MARIA

460

14/2  05:00

NEGRO


Yates en Acompañamiento


FJORD VI

 

476

14/2  22:30

VERDE CLARO


GITANA DEL SUR

650

 

AMARILLO


Yates que Abandonaron


BONANZA

 

 

 

 


EXTRA BRUT

 

 

 

 


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Semana Brasileira de Vela define equipe para Pan de Guadalajara

 

Evento em Florianópolis também classifica Equipe Brasileira de Vela que terá apoio na temporada 2011

 

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Equipe de 2010

 

Por ZDL (SP) - Flávio Perez

São Paulo (SP) - A Semana Brasileira de Vela definirá os classificados para a disputa dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, em outubro, e os integrantes da Equipe Brasileira de Vela para a temporada 2011. O evento compreende a seletiva pan-americana entre 15 e 20 e a olímpica entre 21 e 27 deste mês e ocorre no Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, na praia de Jurerê, em Florianópolis.
Para confirmar presença no Pan do México, os velejadores precisam vencer a seletiva pan-americana nas suas respectivas classes. A programação tem início no dia 15 com a pesagem dos tripulantes. No dia seguinte, começam as regatas de flotilha nas classes Lightning, Hobie Cat 16, Snipe e Laser Radial (vai selecionar o representante da Classe Sunfish). Apenas a classe J24 não terá seletiva. A Confederação Brasileira de Vela e Motor definirá, por critérios técnicos, a equipe que representará o Brasil no Pan de Guadalajara.
As seletivas das classes Laser Standard (masculino), Laser Radial (feminino), RS:X (masculino) e RS:X (feminino), que são olímpicas e pan-americanas, serão disputadas na semana seguinte, entre 21 e 27, na mesma raia. Os representantes destas classes para Guadalajara serão definidos na somatória dos resultados da seletiva olímpica e do Campeonato Brasileiro.
No mesmo período serão realizadas também as seletivas de mais seis classes olímpicas: Star (masculino), Finn (masculino), 49er (masculino), 470 (masculino), 470 (feminino) e Match Race (feminino). Os melhores em cada classe, na soma dos resultados da Semana Brasileira de Vela e dos Campeonatos Brasileiros, formarão a Equipe Brasileira de Vela, que disputará os principais eventos internacionais desta temporada visando à preparação para a conquista da vaga do Brasil para as Olimpíadas de Londres. A disputa será no Mundial de Perth, na Austrália, em dezembro.
Na ultima edição dos Jogos Pan-Americanos, disputados no Rio de Janeiro em 2007, a equipe brasileira de vela conquistou sete medalhas, sendo três de ouro, duas de prata e duas de bronze.
A Semana Brasileira de Vela é organizada pela Confederação Brasileira de Vela e Motor (CBVM) e pelo Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, com apoio da Federação de Iatismo do Estado de Santa Catarina e do Governo de Santa Catarina e a produção da Brasil1 Esporte. O patrocínio é do Bradesco, apoiador oficial da CBVM, e da CPFL Energia.

Mais informações no site www.cbvm.org.br

Polonês colide com árvore de 10 metros, mas segue em segundo na Velux 5 Oceans

Da redação da www.nautica.com.br

Divulgação
Colisão com tronco de árvore não atrapalha posição do polonês Gutek

O skipper polonês Zbigniew “Gutek” Gutkowski levou um susto quando seu veleiro colidiu com um tronco de árvore no meio do oceano. Gutek ocupava a segunda colocação na terceira perna da regata de volta ao mundo em solitário Velux 5 Oceans quando, pouco mais de 24 horas após a largada na Nova Zelândia, ouviu um forte barulho no casco.

Num primeiro momento, ele achou que tinha batido em um container, um dos grandes perigos que velejadores de longo curso encontram no mar. Felizmente o problema não era tão grande. Gutek colidiu contra um tronco de árvore de aproximadamente dez metros.

Ele teve de parar o barco e manobrar para livrar o tronco, que ficou preso à bolina. Após uma inspeção, ele constatou que o barco não sofreu nenhum dano. Gutek também encontra-se bem e segue na segunda posição da terceira perna, que é a mais longa da competição e vai de Wellington, na Nova Zelândia, até Montevidéu, no Uruguai, passando pelo desafiador Cabo Horn, uma das regiões mais temidas do mundo.

Até a tarde desta quarta-feira o primeiro colocado da regata era o americano Brad Van Liew que está 41 milhas náuticas a frente de Gutek.

 

 

 

Regata Desafio Solar começa no domingo em SC

 

logosolarO Desafio Solar Brasil começa neste domingo, 13, em Florianópolis. A competição vai largar do Lagoa Iate Clube (LIC), na Lagoa da Conceição, e durante oito dias percorrerá pontos turísticos da capital catarinense, como a Avenida Beira Mar Norte.
O Desafio Solar é um rali de barcos movidos à energia solar que visa ao uso de tecnologias comercialmente disponíveis, de maneira a maximizar a eficiência e causar pouco ou nenhum impacto ambiental, como também estimular o desenvolvimento de novas tecnologias aliadas à energia solar fotovoltaica. Os barcos produzidos por estudantes e professores universitários terão que mostrar eficiência sem causar impacto ao meio ambiente. Todas as regatas serão abertas ao público, e além de assistir às competições, os interessados podem participar das oficinas oferecidas pela organização.