Do Sail World:
Iniciou ontem o Miami Invitational Match Racing, evento de grau 3 da ISAF, organizado pela the Chicago Match Race Center (CMRC) e pelo Sail Sheboygan está competindo a norte -americana Sally Barkow, que recentemente deu uma clínica de match race no VDS. Vinte flights foram disputados a vencedora do Rolex Yachtswoman of the Year Anna Tunnicliffe e seu Team Tunnicliffe iniciaram na liderança. O campeonato está sendo disputado em barcos Elliott 6M.
Confira os resultados parciais:
1. Anna Tunnicliffe (USA) 9-3
2. Silja Lehtinen (USA) 8-2
3. Taylor Canfield (ISV) 8-3
4. Genny Tulloch (USA) 7-3
5. Steve Hunt (USA) 6-5
6. Sally Barkow (USA) 5-5
7. Andrew Campbell (USA) 4-7
8. Don Wilson (USA) 1-10
9. Leo Vasiliev (USA) 0-11
20/02/11
O Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros de Porto Alegre retomou na manhã deste domingo as buscas de uma pessoa que desapareceu depois de um acidente com uma lancha no início da tarde deste sábado no Guaíba, no ponto entre Porto Alegre e Barra do Ribeiro. Leia Mais
Do site da ISAF:
O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres anunciaram ontem o calendário esportivo, incluindo preço de ingressos para as Olimpíadas de Londres. As competições olímpicas de vela ocorrem de 29 de julho a 11 de agosto de 2012.
Já no primeiro dia de disputas, em Weymouth, os espectadores poderão assistir às competições das classes Finn, Star e aos Elliott 6m do match race feminino.
Já as medal races e as premiações começam no dia 05 de agosto e vão até o fim das competições em 11 de agosto, quando acontecem as finais do macht race.
Os ingressos custarão entre 20 e 55 libras. Confira aqui o calendário completo.
Da Webventure:
A Austrália está de volta à America's Cup. Há cerca de dez anos sem ter nenhum representante na mais prestigiada competição de vela do mundo, o país confirmou participação na 34ª edição da disputa, que acontece em 2013, com largada em São Francisco, nos Estados Unidos, por meio do Golden Gate Yacht Club.
Com apenas sete participações na disputa de mais de 160 anos de história, a Austrália retorna à prova com um objetivo bem definido: tentar repetir o feito histórico de 1983. Foi neste ano que o país alcançou seu único título da competição, com uma tripulação considerada por muitos na época como a melhor do momento e com maior futuro.
Para alcançar seu objetivo, a Austrália está selecionando uma equipe de peso e que deverá ser apresentada nos próximos meses, com nomes que recentemente tem feito sucesso, mas em equipes de embarcações de outras localidades. Além disso, o país está preparando um programa técnico para possibilitar uma grande estruturação para a conquista dos resultados.
Novas regras - A 34ª edição da America´s Cup terá um formato renovado, que promete ser o mais emocionante na história da prova. A grande novidade será a exigência de barcos diferenciados e revolucionários, sendo estes catamarãs de 22 metros com asas de 40 metros (peça rígida que fará a função de vela), que promete elevar a categoria à Fórmula Um dos mares por causa da velocidade.
19/02/11
Um navio do Rio de Janeiro que havia saído de Porto Alegre em direção ao estado fluminense parou no Guaíba, próximo ao Canal do Leitão. Segundo a Capitania dos Portos, a embarcação parou a cerca de 15 milhas (30 km) do centro de Porto Alegre, na altura dos bairros Serraria e Ponta Grossa, na Zona Sul.
Do Sail World
Há 13 dias no mar e com mais de 3 mil milhas náuticas percorridas a flotilha do Velux 5 Oceans se encontra próximo a Punta Del Este. Na ponta da competição está Brad Van Liew com 200 milhas de vantagem.
Zbigniew ‘Gutek’ Gutkowski’s Operon Racing e Derek Hatfield’s Active House vêm atrás em Segundo e terceiro respectivamente, separados por apenas 23 milhas. Chris Stanmore-Major está de volta à corrida após reparar velas que se romperam:
“Eu trabalhava por uma hora, descansava dez minutos e depois voltada ao deck para mais uma hora. Durante a noite é extremamente frio e as ondas quebravam no barco. Eu ficava ali me perguntando, com a minha roupa seca e com a agulha na mão, porque raios eu resolvi fazer isso. Mas o conserto ficou bom e agora eu já estou pronto para seguir. Quando vejo a vela enfunada, sinto um enorme orgulho de estar a bordo do Espartan” conta o velejador.
A flotilha espera contornar o Cabo Horn dentro dos próximos cinco ou seis dias. Depois eles já sabem o quanto o tempo fica inconstante:
“A previsão de tempo diz que durante os próximos dias seguintes — digo, até o Cabo Horn – as condições serão desafiadoras. Espero até zonas sem vento, onde um barco pode ficar durante dois ou três dias. Será um desafio e novamente teremos uma situação onde podemos nos adiantar muito ou se distanciar muito. E nós não podemos ir muito rápido porque o swell é muito alto e surfar com um barco grande não é seguro. Temos de encontrar um equilíbrio próprio entre todos esses fatores. Agora estou esperando somente pelo Cabo Horn, vamos ver o que teremos lá”, diz Gutek
A VELUX 5 Oceans teve início em La Rochelle, na França, em outubro e conta com cinco etapas. Após a partida foi à Cidade do Cabo, e depois a Wellington na Nova Zelândia. A frota está agora a caminho de Punta del Este, no Uruguai, e depois para Charleston, nos EUA, antes de retornar à França.
A velejadora Sarah Ayton, dona de duas medalhas de ouro olímpicas, anunciou sua aposentadoria. Com isso, a musa britânica de 30 anos abandona o sonho de conquistar sua terceira medalha dourada nas Olimpíadas de Londres-2012. As informações são do jornal britânico "Daily Mail".
Ayton, que atualmente treinava ao lado de Saskia Clark na classe 470, decidiu se aposentar para se dedicar mais à família. Em abril de 2010, apenas nove meses depois do nascimento de seu primeiro filho, a britânica começou os treinamentos visando os Jogos de Londres. A velejadora, no entanto, estava tendo dificuldades para conciliar as duas tarefas.
A musa britânica, casada com o windsurfer Nick Dempsey, foi ouro em Atenas-2004, na classe Yngling com Shirley Robertson e Sarah Webb, e Pequim-2008, na mesma categoria ao lado de Webb e Pippa Wilson.
Quer construir um barco esportivo de 18 pés de “maneira rápida”? Nos Estados Unidos tem muita gente fazendo em casa, os i550, que são de alta performance e preços acessíveis para a construção e montagem relativamente rápida. Tem até um clube de seguidores
Dá uma olhada no vídeo da West System Technical Advisors e fundadores da empresa Meade & Jan Gougeon. Eles constroem um barco monotipo da classe i550 em apenas 3:08 minutos: http://www.youtube.com/watch?v=GDs_BKdYjaQ
17/02/11
Da assessoria de imprensa
Fonte: www.nautica.com.br
Equipes do Extreme Sailing Series estão prontas para a competição |
No próximo dia 20 de fevereiro, os habitantes de Mascate – capital do país árabe Omã, receberão a primeira etapa da temporada 2011 da Extreme Sailing Series. Este ano, onze equipes de ponta da vela internacional participam do campeonato, que além de Omã também passará pela China, Singapura, Turquia, Inglaterra, Itália, França, Espanha e, pela primeira vez, pelos Estados Unidos.
Criada em 2007, a Extreme Sailing Series já é considerada um dos principais eventos à vela do mundo. Tanto que já atraiu tradicionais equipes, como a suíça Alinghi, a italiana Luna Rossa e a neozelandesa Emirates Team New Zealand. Todas já participaram de importantes provas, como a America’s Cup e a Maxi World Championship e este ano se dedicam à Extreme Sailing Series. De acordo com o velejador e medalhista olímpico, Marcelo Ferreira, o fato da competição contar com alta velocidade e muita competitividade foram alguns dos principais fatores que atraíram esses velejadores.
Apesar de não fazer parte das equipes inscritas na temporada, Ferreira pode participar de umas das etapas da competição. Ele é o skipper da equipe brasileira do Extreme Sailing Series, que recebeu o convite para disputar uma regata e agora tenta levantar fundos para viabilizar sua participação.
Para 2012, a intenção da organizadora da Extreme Sailing Series–a OC ThirdPole–é não apenas que a equipe brasileira participe de todo o circuito, mas também que o Brasil tenha uma das etapas da competição disputadas por aqui.
A diretora Isabella Nicolas, diz que ainda não previsão para Porto Alegre. "Muita gente pede a exibição por aí. Estamos tentando sala do circuito."
O comandante do Brasil 1, Torben Grael, vai conversar com o público entre as sessões no domingo
Da redação www.nautica.com.br
Filme conta história do Brasil 1, primeiro veleiro brasileiro que particiou da Volvo Ocean Race |
Neste próximo domingo, dia 20 de fevereiro, o Paradigma Cine Arte irá exibir o documentário "Senhores do Vento", sobre a aventura vivida pela tripulação brasileira na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race. Além da exibição o público vai poder conversar com Torben Grael, medalhista olímpico e comandante do Brasil 1.
O documentário de longa-metragem, dirigido por Isabella Nicolas, mostra a emocionante participação do primeiro barco brasileiro na regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race, realizada entre novembro de 2005 e julho de 2006.
A jornalista seguiu os brasileiros nesta aventura inédita, colhendo depoimentos e imagens em terra, no momento da chegada e da largada e nas regatas in-port, que aconteciam próximo à costa em todas as paradas da regata e que valiam 50% da pontuação da perna.
Juntando seu material ao captado pelos tripulantes no interior do barco durante as travessias, Isabella conseguiu montar um incrível painel desta odisséia.
Foram dez meses de decupagem e doze de montagem de um total de 544 horas de material, que renderam um filme de 90 minutos, onde adrenalina, humor, suspense e muita aventura, levam o espectador, mesmo se leigo em esportes náuticos, a acompanhar com interesse e emoção, a aventura dos protagonistas até o final.
As sessões serão exibidas às 19h15 e 21h30 e o Paradigma Cine Arte fica na Rod. José Carlos Daux (SC-401), nº 8600. Centro Empresarial Corporate Park, Bloco 8 Sala 2, bairro Santo Antonio de Lisboa, Florianópolis–SC
Paprec Virbac-3 passou a longitude de Wellington na 0845hrs (UTC) esta manhã.
Isto significa que o líder da Barcelona World Race levou 20 dias, sete horas e 10 minutos para completar a terceira perna da regata non-stop entre o Cabo da Boa Esperança (20 graus a leste) e Estreito de Cook (174 E 47).
Neste trajeto pelo Oceano Índico será concedido um troféu para o barco com o melhor tempo entre cada ponto.
Paprec-Virbac 3 está agora em direção a Chaffers Marina em Wellington, onde eles vão fazer uma parada para reparos técnicos.
Uma fantástica série de imagens tiradas de helicóptero na Nova Zelândia pelo fotógrafo Chris Cameron já está online na seção Multimedia do site. Veja também as espetaculares imagens de televisão, em breve!
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