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Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle” lança boia meteoceanográfica em SC

 

boiameteo

Em apoio ao Programa Nacional de Boias (PNBOIA), o Navio Hidroceanográfico “Amorim do Valle” lançou em fevereiro, a boia meteoceanográfica ALNILAN a 71 milhas náuticas da costa, no litoral de Santa Catarina.
O projeto tem como propósito a coleta de dados oceanográficos e meteorológicos no Oceano Atlântico, por meio de uma rede de boias de deriva e de fundeio, beneficiando os setores de defesa civil, agricultura, zona costeira, recursos vivos, validação de dados de satélites, atividades da indústria do petróleo e do meio ambiente, instalações Offshore, portos e estruturas costeiras, transportes marítimos, segurança da navegação e salvaguarda da vida humana no mar.

 

Fonte: www.mar.mil.br/nomaronline

Na costa brasileira, Coville continua a frente do recorde mas encontra dificuldades

 

 

Por Flavio C. D’Almeida
Da redação da www.nautica.com.br


A bordo do trimarã de 105 pés Sodeb’O, Thomas Coville está satisfeito em finalmente ter ultrapassado o recorde parcial no último domingo, mas também está preocupado com as dificuldades a sua frente. Nuvens baixas, céu escuro e condições marítimas piorando devido a tempestade na zona de baixa pressão na costa brasileira. “Não me sinto muito bem para ser sincero. Estou surpreso que o mar já esteja tão ruim”.

A zona de baixa pressão apareceu na ponta do Cabo Frio, no leste do Rio de Janeiro. “Se aproxima rápido e o céu escurece”, disse Coville. “Admito que temi estas condições por diversos dias. Pela primeira vez desde que comecei, me encontro de alguma forma no limbo em relação ao clima”. “Os modelos meteorológicos que trabalhávamos não estão precisos, então teremos que improvisar usando aquilo que temos”.

Coville vem velejando no contravento e desafiando as condições meteorológicas desde o Cabo Horn, e a situação depois desta zona de baixa pressão continua incerta, como normalmente acontece nos trópicos. O calor tende a romper os padrões e, por enquanto, os ventos alísios estão difíceis de serem previstos na extremidade nordeste do Brasil e pela passagem na linha do equador, esperada para o final de semana.

O francês Thomas Coville busca estabelecer um novo recorde de volta ao mundo velejando. Ele começou sua tentativa no dia 29 de janeiro e precisa cruzar a linha de chegada em Ushant, na França, até 28 de março para quebrar o recorde (57 dias, 13h e 34min) de Francis Joyon a bordo do trimarã de 97 pés IDEC.

Saiba mais sobre a tentativa de Thomas Coville no site oficial do Sodeb'O.

RFB e Marinha apreendem veleiros no valor de R$3 milhões em Salvador/BA

 

aratu2Batizada de Catamarina II, a operação conjunta entre a Receita Federal e a Marinha do Brasil teve como objetivo combater a entrada e permanência irregular de embarcações estrangeiras no território nacional. Essa foi a terceira operação do tipo em menos de três meses. No total, as apreensões já somam mais de R$17 milhões.
A Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho da 5ª Região Fiscal (Direp05), com apoio da Capitania dos Portos de Salvador, realizou a operação em fevereiro, na Baía de Todos os Santos. Desencadeada nas marinas de Salvador/BA e Itaparica/BA, a Catamarina II contou com uma equipe de dez servidores da Receita, com um rebocador e uma lancha tripulada disponibilizados pela Marinha do Brasil.
Apreensão

Foram retidos, ao todo, dez veleiros encontrados em situação irregular. Seus proprietários foram intimados a apresentar os documentos de comprovação da importação definitiva ou da admissão temporária das embarcações no País. As embarcações irregulares ficarão impedidas de serem deslocadas das marinas até a apresentação e análise da documentação.
Caso não ocorra a comprovação, os veículos irregulares serão apreendidos e sofrerão a pena de perdimento em favor da União. Estima-se que o valor total das embarcações retidas chegue a R$ 3 milhões de reais.
Além dessas retenções, outros 14 proprietários de veleiros foram intimados a apresentar documentos que comprovem a regularidade de suas embarcações. Estes também serão apreendidos caso os proprietários não comprovem que eles entraram no país seguindo as regras estabelecidas pela Receita Federal.
Trabalho contínuo da RFB incentiva a legalidade
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Catamarina II
Essa é a terceira vez em menos de três meses que a Receita Federal realiza esse tipo de operação no estado da Bahia. Na primeira versão da operação Catamarina, realizada no dia 9 de dezembro do ano passado, foram apreendidas 26 embarcações, num montante estimado em 13 milhões de reais.
No dia 18 de fevereiro, foi desencadeada a operação Marina Morena, em Porto Seguro/BA e Arraial D’Ajuda/BA, na qual foram apreendidas três embarcações estimadas em 4,5 milhões de reais. A expectativa é de que ações similares continuem sendo realizadas pela equipe de repressão ao contrabando e ao descaminho.
Os procedimentos aduaneiros definidos pela Receita Federal têm o objetivo de evitar que embarcações estrangeiras sejam adquiridas ou comercializadas no país sem o devido pagamento dos impostos incidentes na operação. Com a sonegação do imposto, o veículo acaba chegando a um preço inferior ao de mercado, causando prejuízos às empresas que comercializam legalmente os seus produtos.
Fonte: Aratu Oline via Órion Brasil da Costa

Soto40 Iberdrola é o primeiro a chegar na Europa

Do El Mundo

O Soto40 da equipe Iberdrola já se encontra no porto de Valencia. O veleiro da equipe de Agustín Zulueta que disputará o circuito Audi MedCup e a terceira Copa del Rey, chegou há dos dias vindo pela Argentina, país onde se constrói esta classe que até então era inédita na Europa.


Catorze membros do Iberdrola Team começaram os trabalhos de montagem e medição do barco, um trabalho que se prolongará durante 10 dias. A pesagem e montagem da quilha, a instalação da eletrônica e a medição e montagem do mastro, que foi feito em Valencia, são alguns dos aspectos que faltam para que o Soto40 verde seja posto n’água.

O Iberdrola será comandado pelo timoneiro Jose María, 'Pichu' Torcida, campeão do mundo da classe J80 e atua do circuito TP52, para começar a campanha na vela espanhola.

O Soto 40, construido em fibra de vidro, até o momento só é fabricado no pais sul-americano onde nasceu a classe de barcos. Na Europa, serão disputadas cinco provas com a classe dentro do circuito Audi MedCup 2011 e a exclusividade do barco será dividida com a flotilha dos Transpac 52.

Equipe Puma Ocean Racing aposta na experiência para vencer a Volvo Ocean Race 2011/12

Da WebVenture:

A equipe Puma Ocean Racing apresentou a tripulação que competirá na edição 2011/2012 da mais antiga e mais conhecida competição náutica do mundo, a Volvo Ocean Race.

Simulação mostra a propagação das ondas após tsunami que atingiu o Japão

Com informações do G1:

Um forte terremoto de magnitude 8,9 atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do Japão, segundo o Serviço Geológico dos EUA (USGS), gerando um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) de até dez metros de altura que varreu a costa do país, matando pelo menos 337 pessoas e causando destruição.

O tremor foi o 7º pior na história, segundo a agência americana, e também o pior já registrado no Japão. O abalo provocou um tsunami que alcançou áreas da cidade japonesa de Sendai, na ilha de Honshu, a principal do arquipélago japonês. Carros e barcos foram arrastados, e as imagens da destruição, feitas de helicópteros, são impressionantes.

 

Uma simulação feita em computador por cientistas do Centro de Pesquisas de Tsunami da National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA) mostra a propagação da onda gigante que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11) e gerou alerta em outros países da costa do Oceano Pacífico. O fenômeno foi provocado por um terremoto de magnitude de 8,9, o maior do Japão e o sétimo da história.

Os cientistas mostram ainda a trajetória do tsunami de 2004, no Oceano Índico, provocado por um terremoto de magnitude 9,1. O fenômeno na costa da província indonésia de Aceh atingiu, além da Indonésia, o Sri Lanka, a Índia, a Tailândia e outros nove países.

 

 

Cruzeiro de 26 veleiros europeus se prepara para entrar no Rio Amazonas

Da Revista Náutica

O Rally Îlles du Soleil, que saiu da Ilha da Madeira em outubro chegou, nesta última terça–feira, a Belém do Pará, e se prepara para navegar pelo Rio Amazonas, onde passarão quatro semanas. São 26 embarcações européias, o grupo reúne franceses, suíços, alemães, italianos e espanhóis. O Îlles du Soleil é um cruzeiro de velejadores que nesta expedição já visitou a África e agora está no Brasil.



Antes de chegar a Belém, no Pará, os velejadores atracaram em Luís Correia, Piauí. Durante a estadia no Piauí os europeus fizeram uma viagem ao Delta do Parnaíba e ao Parque Nacional das Sete Cidades.

O Rally Îlles du Soleil atravessa o oceano Atlântico partindo da Ilha da Madeira e visitando o Marrocos, Senegal, Cabo Verde, na África e fazem uma longa viagem pelo Brasil passando por Salvador (Bahia), João Pessoa (Paraíba), Fernando de Noronha (Pernambuco), Fortaleza (Ceará), Soure (Piauí), e as cidades paraenses Belém, São Sebastião da Boa Vista, Breves, Porto do Moz, Almerim e Afuá.


Rio 2016 lançará programa de treinamento Pré-Jogos

Do Perfil Náutico:

Comitê Organizador oferecerá aos atletas olímpicos e paraolímpicos oportunidades de treinamento e aclimatação antes dos Jogos em instalações esportivas de todo o país

 


O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 lançou o programa de Treinamento Pré-Jogos, que oferecerá aos atletas olímpicos e paraolímpicos oportunidades de treinamento e aclimatação antes dos Jogos em instalações esportivas de todo o país.

O Cômite está elaborando um caderno de encargos para as instalações esportivas candidatas, com os requisitos técnicos do esporte necessários para homologação das mesmas. Essas instalações serão locais de treinamento Pré-Jogos e eventualmente poderão se candidatar a futuras sedes de competições e campeonatos regionais, nacionais ou internacionais. Esse caderno de encargos também listará os serviços e as áreas adicionais normalmente solicitadas pelos Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paraolímpicos Nacionais.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Tomasini Schwertner, esta é mais uma importante iniciativa do Rio 2016 para a comunidade esportiva. “Nós temos atualmente uma pista artificial de Canoagem Slalom reconhecida internacionalmente em Foz do Iguaçu, raias olímpicas de Canoagem Velocidade em diversas outras cidades do Brasil, além das construções da raia em Primavera do Leste/MT e da pista semi-artificial em Piraju/SP”, destacou.

Barcos estão sendo usados como moradia irregular no Lago Paranoá, em Brasília

De O Globo

Barcos abandonados no Lago Paranoá, em Brasília, estão servindo de moradia irregular, segundo dneúncia de vizinhos. Os moradores estão incomodados com a irregularidade, e com o acúmulo de lixo e entulho, gerando risco de contaminação. Segundo os denunciantes, foi encontrado um cemitério de barcos na região e alguns deles estão sendo ocupados.


A empresária Sônia Salim mora na beira do Lago Paranoá. Ela diz que há quatro anos uma embarcação está ancorada numa propriedade ao lado e conta que algumas pessoas moram no barco. Sônia se diz incomodada e se preocupa com o uso irregular do lago e com a falta de estrutura para tratamento de lixo e esgoto.

- Há muitas carcaças, muita coisa enferrujada que pode trazer consequências, como doenças - fala.

Em um terreno, no Setor de Mansões do Lago Norte, o dono conversou com a equipe de reportagem da TV Globo e disse que a embarcação não serve de moradia, está regularizada e que está sendo reformada para que se torne um barco de passeio. Mas na quadra ao lado, mora um rapaz que deixa o carro parado às margens do lago e usa uma espécie de balsa para chegar ao barco.

O terreno está cheio de carcaças de barcos e o caseiro do local diz que não conhece o morador do barco, mas que todo material que está na propriedade é do dono do terreno, que está reformando uma lancha.

Quem mora perto diz que o barulho da obra dos barcos incomoda. A empresária Daniela Coelho questiona o uso de um terreno residencial como estaleiro.

- Eu tive que cumprir uma série de exigências para construir minha casa e por outro lado, você tem que conviver com a poluição sonora, visual e do Lago Paranoá. Então fica a questão se a fiscalização é para todos, porque alguns têm que cumprir e outros não - opina.

A Agência de Fiscalização informou que fiscais vão ao local para uma inspeção. Se comprovada a irregularidade nas embarcações os proprietários serão notificados. A administração do Lago Norte também prometeu tomar providências ainda esta semana.

Turismo de navegação mostra tendência de expansão no país

Da Agência Brasil

O turismo de navegação aumentou, em média, no Brasil, 35% por ano, nos últimos oito anos. Somente em 2010, o crescimento foi de 50%, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens regional Rio de Janeiro (Abav-RJ), Luiz Strauss de Campos. A alta temporada de cruzeiros marítimos 2010/2011 começou em outubro do ano passado e se estenderá até abril próximo.

Segundo a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), somente neste carnaval 12 transatlânticos passarão pelo litoral fluminense até amanhã, somando mais de 28 mil passageiros. A previsão da entidade é que em toda a temporada brasileira de cruzeiros marítimos serão transportadas quase 900 mil pessoas, o que significará expansão de 23% em relação à temporada anterior, quando 18 navios transportaram 720 mil passageiros.

Strauss de Campos estimou que somando a temporada de cruzeiros com os estrangeiros que vieram para a cidade no carnaval, passarão pelo Rio de Janeiro em torno de 1 milhão de turistas. Segundo o presidente da Abav-RJ, os gastos médios por turista na cidade podem atingir até US$ 250 por dia.

— Os passageiros estrangeiros de cruzeiros injetam até mais, porque eles têm um espaço curto de tempo. Então, eles chegam e já vão fazer excursões, vão ao Sambódromo. Essa passagem rápida aqui faz com que eles consumam mais em um curto espaço de tempo — afirmou.

Ele acrescentou que, embora os turistas de navegação não gastem com hotelaria, uma vez que estão hospedados nos próprios navios, eles gastam nos pontos turísticos e em serviços, como gastronomia e táxi.

Jessica Watson confirma participação na Rolex Sydney Hobart Yacht Race 2011

Da Sail World

Jessica Watson, a mais jovem navegadora solitária do mundo, confirmou hoje sua participação na Rolex Sydney Hobart Yacht Race 2011 e vai ser a mais jovem skipper do evento.

Ela vai comendar a equipe 2011Young Australian of the Year, com uma tripulação de 10 atletas, todos menores de 21 anos. É a tripulação mais jovam a participar da competição em todos os tempos.



O barco usado será o Sydney 38 Another Challenge, pintado de rosa especialmente para a disputa.

Watson será treinada pelo técnico Chris Lewin, que foi skipper do mesmo barco  em quatro ediçõesda Rolex Sydney Hobarts. Do resto da tripulação fazem parte Michael Perham (19 anos), inglês, e outro jovem navegador solitário, Peter Woodward (21), Will Broughton (19), Cameron Dale (20), Leigh Thorne (21), Alexandra Paton (20), Levi Curtin (18), Sean Lindsell (21) e Genevieve Warlow (19).

 

Garry Linacre, comodoro do Iate Cruzeiro Club da Austrália (CYCA), e anfitrião da corrida diz que é um prazer oferecer apoio a Jessica e sua equipe.

"Contamos com a participação de Jessica, neste ano o Rolex Sydney Hobart. Jessica reuniu uma equipe talentosa e comprometida, que inclui Alex Paton, um membro ativo da Juventude do CYCA Sailing Academy. São marinheiros apaixonados como estes que são o futuro da vela na Austrália e desejamos-lhes as maiores felicidades na sua formação e preparação para a corrida ", comentou o dirigente.


Circuito Ilhabela de Vela Oceânica traz campeões da Vela em Ilhabela

Do Site 360º

Campeão da temporada passada na classe ORC-Club, o Orson/Mapfre será um dos destaques da abertura da Copa Suzuki Jimny - Circuito Ilhabela de Vela Oceânica. A primeira das quatro etapas será disputada nos dias 19, 20, 26 e 27, no Yacht Club de Ilhabela, no litoral paulista.

 

A tripulação comandada por Carlos Eduardo Souza e Silva, o Kalu, pretende competir na classe mais competitiva possível. "A tripulação deverá ser a mesma do fim do ano passado e que esteve em Punta del Este, no Uruguai. Vamos esperar a definição dos adversários para escolher em qual classe vamos velejar", afirmou.

O Orson/Mapfre disputou a Regata Ilha de Caras, em Angra dos Reis (RJ), no último final de semana e ficou na segunda posição, atrás do veleiro Vizcaya. "Corremos bem e foi muito divertido. Só ficamos atrás do Vizcaya, que conhece o lugar muito bem", continuou.

Para o restante da temporada, Kalu pretende focar a participação na classe ORC-Internacional, nos principais eventos do ano, como a Rolex Ilhabela Sailing Week, em julho.

A regata de abertura, no dia 19, comemorará os 40 anos da Capitania dos Portos de São Sebastião. A segunda etapa, entre os dias 23 e 26 de junho, será válida como Warm-up da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

Já a terceira etapa será nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro, com regatas válidas também para o Campeonato Paulista de Oceano. A decisão será nos dias 26 e 27 de novembro e 3 4 de dezembro e a maior atração será a Regata Volta a Ilhabela/Sir Peter Blake.

Estão convidadas as classes ORC In ternacional, ORC Club, C 30, HPE 25, BRA-RGS/SP, DELTA 32 e RGS CRUISER (mínimo 30 pés). As inscrições para a primeira etapa serão feitas na sede do YCI, nos dias 18 e 19 de março, na secretaria do evento, com valor de R$ 80,00 por tripulantes (exceto tripulante-Mirim, que é isento de taxa de Inscrição). O aviso de regata da primeira etapa já está disponível no site do YCI no endereço http://www.yci.com.br/imagens-arquivos/vela/circuito-2011/1a-etapa/1o-aviso-1a-etapa.pdf

Classificação final de 2010

ORC-Club - com 4 descartes
1- Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 26 pontos perdidos
2- Fantasma (Reginaldo Costa) - 53 pp
3- Asbar II (Sérgio Klepacz) - 66 pp
4- Realizado (José Luís Apud) - 70 pp
5- Orson/Sereloco (Fábio Faccio) - 79 pp